terça-feira, 2 de agosto de 2011

Alunos da rede estadual de ensino voltam às aulas

Mais de 500 mil alunos das escolas da rede estadual de ensino retornaram às salas de aula nesta segunda-feira (1º) para dar início ao segundo semestre do calendário letivo de 2011, estabelecido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para terminar em 23 de dezembro.
Nas escolas estaduais de São Luís,Raposa,Paço do Lumiar e São José de Ribamar, a frequência no primeiro dia de aula foi considerada satisfatória pelos gestores. Em escolas como Liceu Maranhense, Centro de Ensino Benedito Leite (Escola Modelo), Centro de Ensino Coelho Neto, Gonçalves Dias e Cintra, as aulas transcorreram dentro da normalidade.
“Estamos iniciando o segundo semestre na data pensada e trabalhada. Os nossos alunos e professores compareceram e os esforços são para direcionar as nossas atividades pedagógicas para que possamos cumprir a nossa carga horária e os dias letivos na data planejada, 23 de dezembro”, declarou Deurivan Sampaio, gestor geral do Liceu Maranhense.
Enem
Os alunos ressaltaram que o cumprimento do calendário é importante para que seja repassado o conteúdo programático proposto para 2011. No caso dos estudantes da 3ª série do Ensino Médio, as atividades neste segundo semestre serão voltadas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com enfoque voltado para as matrizes que compõem as áreas do conhecimento.
“A expectativa neste segundo semestre é intensificar as atividades de preparação para o Enem 2011. A nossa escola está trabalhando para fortalecer nossa preparação para nos permitir um bom desempenho e aprovação na Universidade federal do Maranhão (Ufma) e demais Instituições de Ensino Superior. Entretanto, essas atividades ainda nos trazem subsídios para o vestibular da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), que será realizado no início de 2012”, comentou Ana Paula, aluna da 3ª série do ensino médio do CE Gonçalves Dias.
Para os professores, o cumprimento do calendário pré-estabelecido pela Seduc, além da intensificação das atividades escolares é importante para melhorar o desempenho dos alunos no Enem 2011.
“As atividades referentes ao segundo semestre estão sendo retomadas neste dia 1º de agosto. É unanime entre os professores que os trabalhos serão desenvolvidos com o pensamento voltado para o Enem 2011, isso no caso dos alunos do 3ª Série do Ensino Médio. Nas demais turmas iremos seguir o conteúdo programático, sem deixarmos de nos preocupar com o exame, pois devemos preparar os nossos alunos desde as primeiras turmas para que os nossos índices de aprovação sejam cada vez mais expressivos”, destacou Leoneliarth Mendonça, professor do CE Benedito Leite.
De acordo com o Censo Escolar de 2010, a rede estadual de ensino possui 1.424 escolas e 513.817 alunos.


Fonte: Jornal Pequeno

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gilberto agradece pela sua participação no Blog Voz da Raposa.