quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Banda da Guarda contribui para implantar Cultura de Paz.

A Guarda Municipal de São Luís (GMSL) foi criada em 1989 como uma instituição armada, mas não havia regulamentação sobre isso. Assim que assumiu a Semusc, o Secretário Luiz Carlos Magalhães fez a regulamentação, promoveu cursos que habilitaram o guarda municipal ao porte funcional de arma de fogo, dentro da legalidade, de acordo com o Estatuto do Desarmamento. A GMSL conta, ainda, com uma Ouvidoria atuante, que está à disposição da população.
A instituição se orgulha de sua banda, que é a Banda oficial da Prefeitura de São Luís. Ela tem contribuído decisivamente para a implantação da Cultura de Paz na periferia, levando música para as crianças. “Nossos professores dão aula de Música numa escola do Coroadinho, num trabalho social de grande envergadura. O Esporte e a Música são fatores importantes para tirar as crianças e adolescentes da criminalidade. Utilizamos muito o Esporte e a Música como catalisadores do Bem na sociedade de São Luís. E isto, a Guarda Municipal vem fazendo com maestria”, destaca o Secretário Luiz Carlos Magalhães.
A Banda de Música da Guarda Municipal de São Luís vai lançar em outubro, seu primeiro CD. A idéia foi fazer um CD com os hinos oficiais de São Luís, do Estado do Maranhão, e com duas músicas populares. Ele será distribuído nas escolas e irá contribuir muito para a formação do futuro cidadão ludovicense. Cultuando as coisas boas, a criança obviamente passa a afastar-se das coisas ruins. E aí, se consegue implantar uma Cultura de Paz às avessas, naturalmente afastando o aluno da cooptação do traficante na porta da escola.
O Secretário Luiz Carlos Magalhães destaca o apoio da Polícia Militar do Maranhão, que vem fazendo um trabalho muito bom nas atividades de repressão ao Crime e à criminalidade. “Mas a gente tem que ajudar, também, com a prevenção, com as atividades de respostas educativas, de abordagens sócio-educativas, para que se consiga diminuir a alimentação dessa raiz e logo, logo, essa planta do Mal vai morrer. Não vou dizer que a gente vai acabar com a criminalidade no Brasil, porque na Noruega, na Suécia, na Suíça – que são países bem desenvolvidos, não chega à zero. Mas a gente pode minimizar, ou pelo menos diminuir os crimes banais”.
A Guarda Municipal de São Luís desenvolve atividades dentro das comunidades, dentro das escolas, com a educação ambiental, visando melhorar o comportamento das pessoas e, por tabela, diminuir a violência. “A proposta de um guarda municipal, ao se deparar com um problema, é tentar minimizá-lo, trazer solução. Sua abordagem é para resolver a situação do cidadão. Os guardas municipais estão sendo capacitados e treinados para ajudar o Sistema de Segurança Pública do Maranhão e da nossa Capital, principalmente, onde nós atuamos, através da prevenção do Crime”, finaliza. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gilberto agradece pela sua participação no Blog Voz da Raposa.