sábado, 19 de novembro de 2011

5ª Feira do Livro começa a ser montada na Praça Maria Aragão

Já começa a ganhar forma a estrutura da Feira do Livro de São Luís que está sendo montada na Praça Maria Aragão. Promovida pela Prefeitura, realizada pela Fundação Municipal de Cultura (Func) e co-realizada pelo Serviço Social do Comércio (Sesc/MA), a 5ª edição do evento será aberta na próxima sexta-feira, 25 de novembro.

A Praça Maria Aragão será o principal espaço dos acontecimentos, no entanto locações como o Centro de Formação da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Praça Gonçalves Dias e o Espaço Cultural servirão de apoio para a realização da programação. A estrutura do evento ocupará uma área de, aproximadamente, seis mil m², onde cerca de 20 espaços serão instalados, entre eles os auditórios José Chagas e Aldo Leite, o Café Literário, o Espaço Jovem, a Casa do Escritor, o Espaço Criança, o CineSesc, o Teatro Reynaldo Faray, além de estandes, salas, tendas e auditórios climatizados.

No Espaço Cultural funcionará o ‘Espaço do Livro’, onde cerca de 60 estandes, com estrutura adequada e ambiente climatizado, reunirão editoras, livreiros e artesãos para exposição e venda de aproximadamente 70 mil títulos e produtos regionais.

“Adotamos um intenso ritmo de trabalho que iniciou há vários meses, para que nenhum detalhe escape ao que foi planejado e para que possamos estar à altura das tradições literárias de São Luís”, garante o Coordenador Geral da Feira, professor José Maria Paixão.
O patrono e a poesia - Este ano, a Feira tem como patrono o poeta, cronista, jornalista e membro da Academia Maranhense de Letras, José Chagas. Além do patrono, também serão homenageados: o teatrólogo Aldo Leite, a professora Sônia Almeida, o cantor e compositor João do Vale e o professor e escritor Mário Meireles.

A escolha do patrono influenciou diretamente na escolha do tema “Poesia”, já que José Chagas reverencia bem, por meio de suas poesias, a nostalgia expressa nos casarões, mirantes, azulejos, pedras de cantaria e becos, levando o leitor à reflexão sobre o passado e a atual visão social, política, cultural e patrimonial da cidade.

Dessa forma, a campanha criada para este ano levará a frase “Dos mirantes da memória aos becos da saudade, São Luís, revela a tua poesia”, onde a proposta é convocar antigos e jovens poetas a perdurar a tradição literária da cidade.

“A idéia é trazer à tona a poesia tão bem representada pelos seus antigos poetas, que hoje anda esquecida pelos jovens desta cidade. É trazer de volta a nostalgia expressa em seus casarões, azulejos, pedras de cantaria e becos, para que continuem a inspirar novos poetas e, para que também respirem a poesia que São Luís exala”, assegura o presidente da Func, Euclides Moreira Neto.

Durante os dez dias, a programação contará com a realização de seminários, encontros, oficinas, cursos, rodas de conversa, lançamentos e relançamentos de livros, exibição de filmes e programação especial para o público infantil e juvenil acontecendo simultaneamente em espaços diferentes, no horário das 14h às 22h.

Grandes editoras - Os leitores de São Luís terão a oportunidade de visitar os estandes das mais conceituadas editoras e livrarias do Brasil durante a Feira do Livro. Além da maior oferta de títulos que estarão em exposição, o público poderá assistir a lançamentos e re-lançamentos de livros e bate-papos com os escritores. Entre as editoras que confirmaram presença estão: Senado Federal, Ática/Scipione, Barsa Planeta, Cortez Editora, Paulus, entre outras.


Fonte: Joel Jacinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gilberto agradece pela sua participação no Blog Voz da Raposa.