terça-feira, 8 de novembro de 2011

Ronda motorizada leva cultura de paz às escolas de São Luís

A Ronda Escolar de São Luís é um projeto da Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania, realizado pela guarda municipal através de Grupo de Segurança Escolar (GSE) que tem como missão propiciar a alunos, pais e professores um ambiente escolar seguro para a construção do conhecimento e da cultura de paz. A Ronda Escolar é realizada inicialmente pela análise dos índices de vulnerabilidade das Unidades de Ensino de cada área. A partir dessa análise, as escolas recebem o policiamento através do sistema de ronda motorizada, com permanência de viaturas em horários e pontos estratégicos.
A Lei Nº 5.329, de 17 de agosto de 2010, determina a instituição da área escolar de segurança e cidadania nas ruas do entorno das escolas públicas municipais de São Luís, onde no seu artigo 2º determina que a área a ser fiscalizada seja um entorno de 100 metros das escolas públicas de São Luís, e lá no seu artigo 7º a Lei também determina que a SEMED poderá promover em parceria com a Guarda Municipal e outras instituições, Ações educativas para prevenção da violência e criminalidade local.
O coordenador da Ronda Escolar, Ramos Junior, explica que as principais ocorrências registradas nas escolas da rede pública municipal, estadual e em alguns estabelecimentos comunitários são agressões entre alunos, o vandalismo e a depredação do patrimônio público. “Os atos de vandalismo foram registrados em unidades de ensino da periferia de São Luís, notadamente na zona urbana. Na zona rural, os índices são baixíssimos”, observa.
 Confiança no operador – A principal característica da Ronda Escolar é a proximidade que o guarda tem do estudante, explica Ramos Junior, acrescentando que isso faz com que o aluno adquira confiança no operador de Segurança e denuncie ao GSE qualquer ato de violência e de criminalidade presente em sua escola.
Junior destaca, ainda, o trabalho preventivo que é efeito através de palestras, onde os alunos são alertados sobre os perigos de uso de drogas, dos cuidados que eles devem ter para evitar a ação de pedófilos e de qualquer pessoa estranha à comunidade escolar.
A Ronda Escolar também fiscaliza a atividade dos vendedores ambulantes na área escolar de segurança, de acordo com o que preceitua a Lei nº 5.329. O Grupamento de Segurança Escolar (GSE) trabalha nos turnos matutino e vespertino e, a partir de 2012, atuará também no período noturno. Essa modificação ocorreu a partir de uma solicitação da maioria das escolas da rede municipal. No documento, os gestores dos estabelecimentos alegavam que estes horários eram os mais problemáticos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gilberto agradece pela sua participação no Blog Voz da Raposa.