domingo, 22 de janeiro de 2012

Barco com 8 pessoas afunda próximo ao Vale Beijing

Um barco pesqueiro com oito pessoas a brodo afundou neste sábado (21) próximo à região onde está fundeado o navio Vale Beijing, alugado pela mineradora Vale. As pessoas foram transferidos para o navio e serão trazidas a São Luís de helicóptero pela empresa STX Pan Ocean, proprietária do Vale Beijing. Ainda não há informações oficiais sobre as causas do acidente.
Óleo do Vale Beijing está sendo transferido para outro navio. Só após operação ele será rebocado
O navio sofreu rachaduras no casco dos tanques de lastros, localizados nos dois bordos da embarcação, durante a operação de carregamento de minério de ferro, no dia 3 de dezembro, no terminal Ponta da Madeira, em São Luís.   Desde então, ele segue na costa maranhense. Inicialmente, foi rebocado para um local a seis milhas náuticas (equivalente a 11 km) da costa e depois levado para uma posição mais distante, a 40 milhas náuticas (cerca de 70 km) por motivo de segurança.
Desde o dia 4 deste mês é feita  uma operação de retirada de óleo do navio para que ele possa passar por um reparo emergencial e depois levado para um porto onde será feito o conserto definitivo possivelmente na Turquia.
O navio Vale Beijing tem 361 m de comprimento, 65 m de largura e capacidade máxima para 380 mil toneladas de minério de ferro. As rachaduras no casco dos tanques de lastro surgiram quando já haviam sido carregadas 260 mil toneladas de minério.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gilberto agradece pela sua participação no Blog Voz da Raposa.