sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Hoje, 20 de janeiro, é dia do farmacêutico! Parabéns, profissional!

Parabenizamos nesta data de 20 de janeiro os farmacêuticos do Maranhão. Parabéns, farmacêuticos. Esta é uma profissão importante para a comunidade. Lida com a saúde e com os medicamentos. O farmacêutico é aquele que dedica anos de faculdade, se forma, se qualifica para fazer o melhor para a comunidade. 
Hoje a farmácia é um centro de saúde.

Com pessoas qualificadas para a lida com medicamentos e com alguns procedimentos preventivos a Farmácia e o Farmacêutico ocupam destacado papel na saúde pública.  Farmacêuticos são profissionais que estão no atendimento em postos de vendas de medicamentos, no aviamento das receitas médicas ou que identificam e manipulam substâncias químicas para a produção de medicamentos e cosméticos. Em muitas das atividades, seu nome aparecerá nas embalagens, como farmacêutico responsável. Colaboram também na produção e na conservação industrial de alimentos, comuns ou dietéticos, campo que vem sendo ocupado cada vez mais por bioquímicos ou farmacêuticos bioquímicos.

Dois assuntos estão em voga: falsificação de remédios e medicamentos genéricos. Os profissionais, assim, são requeridos para executar o controle de insumos farmacêuticos e medicamentos exigido por lei. Com a entrada dos genéricos, somente o farmacêutico em farmácias e drogarias pode substituir o medicamento de marca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gilberto agradece pela sua participação no Blog Voz da Raposa.