terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

EXPOSEGMA 2012

“Segurança nas Escolas e Comunidades” será realizado no bairro do Coroadinho  
Foto-J Roberto
Pagina Blitz 


A Exposição Sobre Segurança do Maranhão – EXPOSEGMA “Segurança nas Escolas e Comunidades” um projeto pioneiro no Estado, que visa apresentar uma nova concepção da Polícia/Comunidade, através de exposição dos trabalhos do Sistema de Segurança do Maranhão. Em suma, valorizar a missão do Sistema, e de outros órgãos afins ao tema, que também é de agir preventivamente facilitando o acesso às informações no intuito de combater as drogas, violência e aumentar a conscientização com relação ao papel de cada cidadão.
Depois do grande sucesso do projeto no município de São Bento, Raposa e na área norte do 8º BPM, nos bairros Vila Luizão, Divinéia, Turu e Sol e Mar, a Exposegma estará sendo realizada na segunda semana do mês de março no bairro do Coroadinho.
 No evento serão mobilizados vários segmentos, como delegados de Polícia da área, comandante de batalhão, lideranças religiosas, comunitárias, igrejas, escolas e outros, para tratar de forma preventiva a questão da Segurança Pública.


ESTRATÉGIA – Como estratégia para alcançar o maior e mais variado número de pessoas, o projeto além de exposições levam palestras que acontecem concomitantemente em escolas, clubes, associações, ONGs, conselho e templos religiosos, sobre combate ao uso de drogas, violência doméstica e familiar, cinema nas escolas, festa legal, Direito dos Idosos, crime de abuso sexual, poluição sonora, bullying, educação no trânsito, ouvidoria itinerante da Secretaria de segurança, dentre outros.
Ao término das palestras é sempre realizada uma exposição, onde são montados estandes dentro das escolas ou praças públicas reunindo todo o Sistema de Segurança Pública, e outros segmentos como forma de integrá-los à sociedade, atuando de forma preventiva, educativa e pedagógica.
CONSCIENTIZAR CIDADÃOS – As palestras, em geral, têm seus temas escolhidos pelas próprias escolas, membros de associações de bairros e Conselhos de Segurança Pública, com o apoio da Polícia Civil que traça um diagnóstico prévio dos mais recorrentes casos de violência acontecidos na área atingida pelo projeto. Cumpre ressaltar, mais uma vez, que o projeto visa à aproximação do cidadão com os órgãos de Segurança e seus agentes e ao mesmo tempo realizar campanhas educativas e de conscientização dos cidadãos sobre seus direitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gilberto agradece pela sua participação no Blog Voz da Raposa.