segunda-feira, 12 de março de 2012

Programa "Segurança nas Escolas e Comunidades" realiza reunião no Bom Jesus

Foto J.Roberto

A Exposição sobre Segurança do Maranhão – Exposegma “Segurança nas Escolas e Comunidades” realizou, no auditório da 10ª Delegacia de Polícia Civil, localizado no bairro do Bom Jesus – Pólo Coroadinho, uma reunião para tratar de assuntos sobre melhorias de segurança pública naquelas localidades.

Na ocasião, fizeram-se presentes a equipe da Exposegma, o delegado do 10º DP, Jefferson Portela, lideranças comunitárias, conselhos de segurança, conselhos tutelares, presidente de associações, conselhos comunitários de Defesa Social, diretores de escolas, de clubes de futebol, dentre outros.
Segundo a coordenação da Exposegma, desde junho do ano passado o delegado Jefferson Portela solicitou a realização do projeto para o Pólo Coroadinho, mas só agora foi possível consumar este trabalho de grande cunho social. “Estamos prontos para concretizar a Exposegma no Pólo Coroadinho, mostrar o lado social que as instituições desenvolvem, como também os projetos sociais que são realizados com as comunidades, levando informações voltadas à conscientização e prevenção, principalmente no combate ao uso de drogas”, disse.

“A Exposegma ‘Segurança nas Escolas e Comunidades’ veio no momento certo para a área do Pólo Coroadinho, a comunidade estava carente de um projeto de grande envergadura como este que reúne diversas instituições de segurança pública. Hoje, por exemplo, a maioria dos crimes cresceu substancialmente em detrimento a disseminação das drogas. Por isso, devemos ter uma atenção especial principalmente com as crianças e jovens”, finalizou Jefferson Portela.

Além de combater às drogas o projeto tem como cunho valorizar o Sistema de Segurança de agir preventivamente contra o aumento das violações de direitos, e facilitar o acesso às informações. A Exposegma realiza palestras de conscientização às comunidades que acontecem simultaneamente contemplando espaços como escolas, Ongs, igrejas, associações, conselhos e outros segmentos; ministradas pelos próprios parceiros – Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Federal, Guarda Municipal, Defesa Civil Municipal, GTA, SMTT, Detran, 24º Batalhão de Caçadores, Disque Denúncia, Ouvidoria da Secretaria de Segurança, Igrejas Evangélicas e Católicas, Secretaria de Saúde do Estado e Município, Secretaria de Educação do Estado e Município, Conselhos de Segurança e a participação de Juízes, Promotores, Pedagogos e Psicólogos. 

O projeto realiza trabalhos de ressocialização (resgate) através da Palavra de Deus, que comprovadamente traz um alicerce de paz e solidariedade às comunidades, e principalmente as escolas. Por isso, a Exposegma “Segurança nas Escolas e Comunidades”, respeitando as mais variadas denominações religiosas, apoia a intensificação da Evangelização da Palavra de Deus no ambiente escolar, na pretensão de diminuir a criminalidade em nosso Estado. 

Exposegma na área do 8º BPM
Mesmo com o início da Exposegma no Pólo Coroadinho, estaremos dando continuidade às atividades na área do 8º BPM. “Fizemos um organograma onde várias palestras foram ministradas dentro das escolas nos bairros da Divinéia, Vila Luizão, Turu, Sol e Mar e adjacências, e mesmo assim, paralelamente vamos dar assistência a estas comunidades”, declarou a coordenação da Exposegma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gilberto agradece pela sua participação no Blog Voz da Raposa.