segunda-feira, 9 de abril de 2012

Vereador quer peixe na merenda escolar de São Luís

Armando na luta pela merecida reeleição 

Vereador Armando Costa (PSDC)
Projeto de lei proposto pelo vereador Armando Costa (PSDC) pretende incluir peixe no cardápio da merenda escolar na rede pública de São Luís.
O parlamentar acredita que a inclusão do alimento na merenda escolar contribui para movimentar a economia, além de ajudar no desenvolvimento físico e mental do estudante. “O peixe é um alimento nobre, rico em fósforo e de alto valor nutritivo, a inclusão do peixe na merenda escolar só traz benefícios aos jovens e estimula a produção e comercialização do alimento”, informa Armando Costa.
De acordo com o projeto, todas as escolas municipais deverão oferecer peixe na merenda escolar, duas vezes por semana. Em sua justificativa, o parlamentar do PSDC baseia-se em dados da Organização Mundial de Saúde, que recomenda a ingestão anual de no mínimo 12 kg de pescado por pessoa, mas no Brasil infelizmente é consumido apenas 9 kg, de acordo com pesquisa de orçamentos Familiares (POF), de 2008/09.
“É um alimento com inegável valor nutritivo e grande quantidade de minerais, entre eles, cálcio, fósforo, iodo, cobalto, vitaminas A, B e D, além de Ômega 3 e ácidos graxos essenciais, que não são produzidos em nosso organismo, devendo ser consumido em nossa dieta”, defende.
São Luís é a cidade que mais consome peixe no Brasil e o Maranhão tem a maior costa litorânea do país. Segundo Pesquisa de Orçamento Domiciliar, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Maranhão o peixe corresponde a 1,7% das refeições.
“A inclusão do peixe na alimentação escolar permitirá um desenvolvimento físico e mental de crianças, adolescentes e jovens, por se tratar de alimento que contém todos os aminoácidos essenciais que ajudam a formar as proteínas, necessárias para o crescimento e manutenção do corpo humano. São também fontes importantes de ferro, vitamina B12, cálcio e gorduras essenciais, fundamentais ao bom funcionamento do organismo”, avalia o vereador Armando Costa.
Fonte:4ºPODER 

Um comentário:

  1. Boa sua iniciativa os pais devem se sentir bem representados, pois tem alguem no lelisgislativo pensando em seus filhos.

    ResponderExcluir

Gilberto agradece pela sua participação no Blog Voz da Raposa.