sábado, 2 de junho de 2012

SSP e Prefeitura firmam convênio para construção da primeira USC em São Luís


O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), firmou convênio com a Prefeitura de São Luís para a construção da primeira Unidade de Segurança Comunitária (USC) na capital. O ato foi assinado pelo secretário da SSP, Aluisio Mendes, e o prefeito João Castelo, nesta sexta-feira (1º).
“Estamos inaugurando uma nova parceria para que seja modelo para outras ações. Estes acordos são essenciais para a população. Estamos fazendo frente de combate à criminalidade em São Luís, e entregaremos em breve um espaço voltado completamente para a comunidade”, destacou Aluisio Mendes.
O terreno onde será erguido o prédio possui uma área total de 2 mil metros e fica localizado na Rua Peru, na Vila Luizão. Caberá ao Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública, construir toda a Unidade. Serão investidos recursos próprios na ordem de quase R$ 1 milhão.
Pelo acordo, a Prefeitura de São Luís se comprometeu a fazer a recuperação asfáltica de toda a aérea em torno da USC e ainda realizar serviços de iluminação pública. A previsão é que a obra seja entregue à população até o mês de setembro.
O prefeito também destacou o acordo. “Temos total interesse em levar a população ações que tragam segurança. Não mediremos esforços para que possamos melhorar os instrumentos de segurança dentro de São Luis”, frisou.
O ato contou, ainda, com a presença do secretário-adjunto de Inteligência e Assuntos Estratégicos da SSP, Laércio Costa; do comandante geral da Polícia Militar, coronel Franklin Pacheco; e do deputado federal Lourival Mendes.

Espaços de Segurança Comunitária
Com instalações modernas, as USCs serão espaços que terão um aparato tecnológico de última geração. Serão equipadas com câmeras de videomonitoramento, que darão ao comando de cada unidade um controle, 24 horas por dia, de toda a movimentação da região.
As câmeras também serão interligadas ao Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops). O serviço tem como referência o modelo de Unidade Polícia Pacificadora (UPPs) do Rio de Janeiro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gilberto agradece pela sua participação no Blog Voz da Raposa.