segunda-feira, 12 de novembro de 2012

O fantasma do “tapetão” ronda Barreirinhas


Um fantasma ronda Barreirinhas: o fantasma do “tapetão”.
A cassação do governador Jackson Lago, em abril de 2009, parece ter inaugurado definitivamente uma “cultura” no Maranhão onde, uma vez perdida a eleição nas urnas, procura-se os tribunais para reparar o “prejuízo” – não à toa que até mesmo a oposição tenta cassar o mandato da atual governadora, e do seu vice, sob acusação de poder econômico e compra de votos.
É impressionante como alguns políticos, que perdem eleição, têm a mania de procurar culpados pelos seus fracassos eleitorais. Insatisfeitos por terem levado um “não” dos eleitores, tratam de inventar ações para cassar o eleito e tomar posse com as bênçãos de juízes. Que se exploda a vontade popular!
Agora mesmo notícia-se pela blogosfera que a Polícia Civil do Maranhão “investiga” denúncia de compra de votos, supostamente praticada pelo prefeito eleito de Barreirinhas, Léo Costa (PDT). Essa “investigação” pode ser a senha para sabe-se lá o quê..
Ora, minha gente, o prefeito Albérico Filho (PMDB) tinha tudo a seu favor para ser reeleito: apoio do governo estadual, federal, aliados políticos de peso como o presidente José Sarney (seu tio), deputados federais e estaduais, os três senadores do MA, enfim, tinha tudo, ou melhor falando, quase tudo: faltou votos suficientes para impedir que o seu opositor levasse a fatura.
Tivesse trabalhado direitinho, Albérico Filho poderia ser hoje uma espécie de “Luís Fernando” em termos de gestor municipal. Mas não foi, pelo contrário, mostrou incompetência a frente da prefeitura e povo disse não a sua reeleição.
Está claro como as águas da Lagoa Azul, dos Lençóis Maranhenses, que a população deu um recado duro aos prefeitos que tentaram a reeleição: se não mostrar para que veio já era um novo mandato. Foi isso que aconteceu em Barreirinhas.
A governadora Roseana Sarney chegou enviar telegrama de parabenizando Léo Costa pela sua eleição. O gesto foi visto como um reconhecimento do Palácio dos Leões à vitória do pedetista, o que poderia afastar qualquer hipótese de revertério judicial do pleito.
É o que a cidadania barreirinhense espera e deseja.
Coisa feia essa de não saber perder eleição…
Fonte:Blog Robert Lobato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gilberto agradece pela sua participação no Blog Voz da Raposa.