terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Jeferson Teles deixa o Comando Metropolitano da Capital



O coronel Jeferson Teles deixa de ser o Comandante do Policiamento Metropolitano (CPM). Ele será substituído pelo tenente-coronel João Nepomuceno.
O motivo da mudança não foi oficializado pelo Comando da Polícia Militar do Estado do Maranhão. Segundo informações, o coronel Jeferson Teles vai ocupar outra função no Quartel da PM.
Jeferson Teles assumiu o Comando Metropolitano do Policiamento Metropolitano (CPM) no dia 27 de janeiro de 2010.

O coronel Jeferson Teles não é mais o comandante de Policiamento Metropolitano (CPM) de São Luís. Ele cai após a crescente onda de crimes na capital, mas nega à imprensa que tenha sido esse o motivo. Somente nos primeiros 10 dias do ano, 12 assassinatos haviam sido contabilizados na capital. Dez destes por arma de fogo.
Jeferson Teles teve um comando conturbado à frente da PM e quase chegou a ser rebaixado de posto em 2011, quando defendeu policiais militares do 6º Batalhão da PM – o qual ele havia sido comandante antes de assumir o CPM – que assassinaram o pedreiro José Ribamar Batista, na Avenida Guajajaras.
Para quem não lembra, Teles havia dito, logo que o caso foi noticiado pela imprensa, que o cabo Jonaiel Ribeiro Farias e o cabo Silva Lima teriam atirado contra a vítima somente após o pedreiro ter saído do veículo com facões em punho, ameaçando-os. Um vídeo amador, no entanto, gravado por um homem que passava no local, mostra que os policiais atiraram no pedreiro enquanto ele ainda estava no veículo, sentado e sem esboçar reação.
Sem argumentos na época, Teles foi proibido de falar sobre o caso e ficou na berlinda, mas foi mantido no posto.
Em pelo menos dois outros casos envolvendo policiais, Jeferson saiu em defesa da tropa e ignorou investigações, o que irritou a população, que pedia constantemente a sua saída do CPM.
Teles chegou a discutir algumas vezes com repórteres e sempre se mostrou irritado e contrariado com notícias de violência na capital. O Policial está fora do CPM e agora abre espaço para o tenente-coronel João Napomuceno, Chefe do Estado Maior e até então o seu auxiliar.
Apesar de Jeferson Teles admitr a saída, a troca de comando ainda não confirmada pela Secretaria de Segurança Pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gilberto agradece pela sua participação no Blog Voz da Raposa.