quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

SSP e Senac definem parceria para implantar novos cursos profissionalizantes


A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), por meio da Secretaria-Adjunta de Desenvolvimento e Articulação Institucional (Sadai), promoveu, nesta quarta-feira (27), uma reunião com representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) para apresentar aos comandantes dos Batalhões de Polícia Militar da Região Metropolitana de São Luís e o comandante geral da USC todo o cronograma de cursos de qualificação profissional para o ano de 2013.
Na pauta a definição das novas datas de inscrições, início dos cursos e a implantação de novos cursos de Formação Profissional. Durante a reunião, os gestores da SSP e os oficiais da PM puderam conhecer o funcionamento, didática, além dos requisitos necessários para que os candidatos possam preencher as vagas.
Serão oferecidos cursos nas áreas de Operador de Computador; Montagem e manutenção, dentre outros. Ao todo serão, nesta primeira fase, ofertadas 280 vagas. A previsão é que as aulas tenham início este semestre.  Cada curso terá uma carga horária de 240 horas. Os cursos funcionarão nas quatro Supervisões de Aéreas Integradas de Segurança Pública (Saisp) Norte, Sul, Leste e Oeste; no 1ª BPM; Colégio Tiradentes, Academia Integrada de Segurança Pública (Aisp) e, em Companhias da Polícia Militar. Segundo os coordenadores do Senac, os cursos funcionarão no 1º e 2º semestres. As aulas ocorrerão de segunda a sexta-feiras, sempre nos turnos matutino e vespertino.

Datas
O curso de Operador de Computador está previsto para iniciar já no mês de março.  Os candidatos interessados em participar da qualificação profissional já podem se inscrever. O candidato deve estar cursando da 2ª e 3ª séries do ensino médio, na rede pública. As inscrições podem ser feitas nas secretárias das escolas.
Para o secretário-adjunto de Desenvolvimento e Articulação Institucional da SSP, coronel Antônio Roberto dos Santos, essas qualificações de cunho preventivo tem se tornado um grande aliado da sociedade, pois essas ações contribuem para a diminuição da criminalidade, e, principalmente, para o ingresso dos jovens no mercado de trabalho.
“O objetivo da reunião é estreitar a parceria entre os comandantes das unidades militares e as instituições educacionais, além de capacitá-los para o bom acompanhamento dos jovens que participarão do projeto e, conscientizar sobre a importância desses projetos”, explicou o secretário-adjunto Antônio Roberto.
As aulas serão presenciais e serão coordenadas por professores de alta qualificação profissional indicados pelo Senac. Ao final de cada curso, os alunos receberão os certificados registrados pela instituição e serão incluídos no banco de dados de encaminhamento para o mercado de trabalho.
O coordenador geral das USCs, tenente- coronel Jorge Allen Guerra Luongo, informou que este será o 3º curso a ser ministrado na Unidade de Segurança Comunitária da Vila Luizão, inaugurada na terça-feira (26). “O primeiro curso teve início em dezembro, antes mesmo da inauguração. Foram 90 jovens e adolescentes beneficiados com os cursos de Logística, Almoxarifado e Auxiliar Administrativo. A turma deve concluir o curso no próximo dia 8. Já iniciamos o curso de manipulação de alimentos, do Projeto Mulheres Mil, em parceria com o Instituto Federal do Maranhão (Ifma). Neste, estão participando 25 mulheres”, contou o coordenador geral da USCs. Ele explicou que além da parte técnica, os alunos recebem noção de empreendedorismo.
Participaram, ainda, da reunião os comandantes do 1ª BPM, tenente-coronel Celso Jardim; da Companhia de Policiamento Rodoviário (CpRV), major Silvio D’Eça, além de oficiais da Companhia de Turismo Independente (CpTur), do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), do  Esquadrão de Polícia Montada (EpMont) e representantes do Senac.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gilberto agradece pela sua participação no Blog Voz da Raposa.