quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Secretaria Municipal de Turismo de Raposa discute modelo de excelência em gestão no Turismo



Fronhas Maranhenses, Praia do Carimã, Dunas e lagoas, Ilha do Carurú, Praia do Taputiua, artesanatos, passeios ecológicos, náuticos e a culinária raposense. Essas foram as temáticas do I fórum de turismo do município de Raposa, com o objetivo de alavancar o potencial turístico do município de Raposa.
O Fórum teve como objetivo formar uma equipe multi setorial que possa organizar gerando um grupo de trabalho para que se pense Raposa enquanto polo turístico, elaborar um inventário turístico de Raposa, e em no máximo 180 dias, criar o sistema municipal de Turismo no município tornando-se lei esse instrumento. Criar um plano municipal de turismo, gerar um concurso publico institucionalizar e oficializar o hino de Raposa, o brasão oficial para institucionalizar a bandeira. O projeto, desenvolvido em parceria com a Secretaria Estadual de Turismo, também objetiva o reconhecimento do potencial turístico do município de Raposa, para que a cidade possa se construir e que essa construção seja feita de maneira participativa.

O evento foi promovido pela Secretaria municipal do Turismo de Raposa, na manhã desta terça-feira (15), no auditório do CIMAR (Centro de Instrução do Mar), no Porto do Braga, Raposa, na qual estimulou-se uma discussão entre empresários, gestores públicos da área do turismo, sociedade civil organizada e colaboradores sobre o modelo desejado de excelência para o turismo no município de Raposa. O evento também teve presentes o secretário de Turismo do Estado, Jura Filho, o secretário de Turismo de São Luis Lula Fylho, da secretaria de Turismo e Cultura de São José de Ribamar e coordenadora da Instância de governança turística do pólo São Luis, Maria do Socorro Araújo, o prefeito Clodomir, a secretária de Turismo de raposa, Maria Eliene.   

De acordo com o secretário de Estado de Turismo, Jura Filho, que estava presente representando a governadora do Estado, a ação, tem a finalidade de fomentar práticas de turismo empreendedor e sustentável na região turística de Raposa.
“É grandioso o potencial turístico dessa região e a partir do projeto buscamos despertar a comunidade para ações de empreendedorismo, práticas do bem receber além de fomentar a incentivo do empresariado para atender a necessidade do turista que deseja visitar cada destino da bela cidade de Raposa. O melhor de tudo, é que Raposa é um bom exemplo de que, no turismo do Maranhão, não precisa inventar nada, tudo foi obra da natureza e de Deus”, explicou o secretário.
Em seguida colabores da Secretaria Estadual de Turismo explicitaram os presentes sobre os projetos para o turismo em nível de estado, que inclui o município de Raposa. Eles fizeram um apelo para que os profissionais do Turismo de Raposa se cadastrarem e se regularizem no cadastur.
Para a secretaria municipal de turismo de Raposa, Maria Eliene, o resultado deste primeiro fórum é o incentivo que a atual gestão está dando para a comunidade para a ferramenta do turismo como gerador de emprego e renda.
 No final houve uma mesa de conversa dividida em vários grupos, que discutiram os problemas pelos quais o município enfrenta para se tornar uma grande cidade através de seu potencial turístico. As principais dificuldades encontradas, de acordo com os participantes foram à má infraestrutura dos locais para visitação, a falta de positivação turística na cidade e o não apoio ao empresariado. A secretaria municipal e o secretário Jura Filho, ouviram atentos a todos os questionamentos, e se comprometeram em regularizar a situação o mais breve possível. “É o primeiro passo que se está dando na história do turismo do município de Raposa”, esclareceu Eliene.
Na ocasião, a associação de mulheres renderas de Raposa se comprometeu em entregar na secretaria estadual uma lista de dificuldades que a entidade passa no quesito turismo, e convidou o blog A Voz da raposa para estar presente no ato da entrega.
Na avaliação do secretário de Estado de Turismo, Jura Filho, em suas considerações finais, o Maranhão trabalha de forma intensa projetos e ações voltadas para a promoção, desenvolvimento e regionalização do turismo, mas ainda há muito a ser feito e o governo está trabalhando para alavancar  o potencial turístico de Raposa.

“Queremos que Raposa seja seu próximo roteiro de viagem, aqui temos as Fronhas maranhenses, a praia do carimã, dunas e lagoas a sua disposição, ilha do carurú, praia do taputiua, artesanato, passeio ecológico e culinária, turismo náutico, toda essa maravilha a menos de 30 km de São Luis. Então venha conhecer Raposa” finalizou Eliene.  
Cadastur
O cadastro dos prestadores de serviços turísticos tem o objetivo de reunir todos que estejam legalmente constituídos e em operação garantindo benefícios como: oportunidades de qualificação, acesso a linhas de crédito, classificação dos meios de hospedagem, Oportunidades de negócios, entre outros benefícios. Outras informações podem ser obtidas por meio do site www.cadastur.turismo.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gilberto agradece pela sua participação no Blog Voz da Raposa.