terça-feira, 12 de novembro de 2013

Governo do Estado lembra o Dia Mundial de Vítimas de Acidentes de Trânsito

Dados do Sistema de Informação e Mortalidade (SIM) da Secretaria de Estado da Saúde (SES) revelam que, no ano passado, 259 pedestres e 695 motociclistas perderam suas vidas vítimas de acidentes de trânsito no Maranhão. Este ano, até o mês de setembro foram registrados 125 óbitos de pedestres e 364 de motociclistas nas estradas maranhenses.
Para lembrar essas pessoas que perderam suas vidas em todo o Maranhão, o Comitê Interinstitucional do Projeto Vida no Trânsito em parceria com a Campanha SOS Vida realizará em São Luís, no próximo dia 17 (domingo), Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito, uma série de atividades e ações educativas voltadas para chamar a atenção da sociedade para o problema.
As atividades serão concentradas na Avenida Litorânea (Praça do Pescador), a partir das 8h, com a seguinte programação: passeata, panfletagem, hasteamento de bandeira, pronunciamentos, exibição de faixas, etc.
A data foi criada em 1993 por RoadPeace, uma organização de caridade do Reino Unido que atua em prol das vítimas de acidentes rodoviários. Desde então a RoadPeace, a Federação Europeia e as organizações parceiras realizam a mobilização  em todo o mundo.
Segundo a coordenadora estadual do Projeto Vida no Trânsito, Angela Augusta Silva, a celebração deste dia é uma oportunidade para aumentar a consciência pública em relação ao custo dos acidentes rodoviários para as comunidades, e enfatizar a necessidade de começar e promover esforços para controlar este importante problema de saúde e desenvolvimento de apoio às vítimas.
O Coordenador Geral da Campanha SOS Vida pela Paz no Trânsito da Maçonaria do Maranhão, Lourival da Cunha Souza, enfatiza que o evento não se destina apenas às vítimas, como também o que ocorreu com suas famílias. A reflexão pública é um ato de reconhecimento. "Os estados mostram às vítimas e seus familiares que eles também são seres humanos, que sua perda é a perda de todos e que seu sofrimento é compartilhado, ainda que seja apenas em memória às vítimas", diz.
O Comitê Interinstitucional do Projeto Vida no Trânsito no Maranhão é formado por membros de diversos órgãos, como a Secretaria de Estado da Saúde, Detran-MA, SMTT, Semus, Maçonaria do Maranhão e SEST/Senat

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gilberto agradece pela sua participação no Blog Voz da Raposa.