quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Prefeitura de Paço do Lumiar inaugura Centro de Produção de Mudas e Biofertilizantes

O projeto é pioneiro em todo Brasil e está localizado em Paço do Lumiar, que possui uma produção que abastece não só a localidade, mas toda região metropolitana de São Luís. O objetivo do Centro de Mudas e Biofertilizantes, desenvolvido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), é diversificar o abastecimento e aumentar a produção local. “Essa é uma iniciativa inédita que está acontecendo em nosso município, representando apenas o início de um grande trabalho de incentivo à produção iremos realizar nessa região, afirmou o prefeito Josemar Sobreiro.
De acordo com a Secretaria Municipal de Agricultura, Rosany Aranha, 80% dos produtos que abastecem atualmente a Ilha de São Luís são cultivados em Paço do Lumiar, que a partir de agora, com a assinatura do termo de comodato, ou seja, a cessão do terreno onde estão sendo realizados os projetos por um período de mais dois anos, irá incrementar o setor. “Nessa área de 2 mil hectares, estamos realizando uma verdadeira transformação com investimentos na área de agricultura . Atualmente temos aqui 60 mil mudas que logo darão bons resultados e irão aumentar a comercialização, proporcionando renda a todos os agricultores que participam do projeto”, ressaltou a secretária municipal de Agricultura, Rosany Aranha. Toda a produção do Centro de Mudas de Paço do Lumiar não faz uso de fertilizantes.
A assinatura do termo de comodato dá início à produção na Vila Rosinha de rúcula, espinafre, couve, alface americana, salsa graúda, alface cinderela, cheiro verde, além da produção de plantas ornamentais e medicinais, com apoio técnico viabilizado por meio de convênio firmado com as Universidades Federal e Estadual do Maranhão, além da Embrapa e assessoria da Dra. Terezinha Rêgo, pesquisadora renomada e reconhecida em todo país por seus estudos e tratamentos a base de plantas medicinais. “Nesse exato momento a comunidade está muito feliz e empolgada, porque nunca antes na história do município houve um projeto como esse. Isso mostra o reconhecimento da atual gestão pela atividade os agricultores locais”, disse Alonso de Jesus Chagas, que é o comodatário.
Para quem mora na região há mais de 22 anos, como o agricultor José de Ribamar Rodrigues, o novo Centro será de grande valor para a comunidade. “Para todos nós que vivemos da terra e dela tiramos o nosso sustento, é uma grande felicidade ver que a Prefeitura de Paço do Lumiar olha para nós agricultores de forma mais atenta. Nos deixa muito felizes a possibilidade real de produzirmos e assim sustentarmos nossas famílias de forma digna”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gilberto agradece pela sua participação no Blog Voz da Raposa.