sábado, 16 de novembro de 2013

Roseana inaugura Complexo Policial Regional em Tutóia na 17a edição do Governo Itinerante

A governadora Roseana Sarney encerrou a agenda da 17a edição do Governo Itinerante, em Tutóia, onde, na tarde desta quinta-feira (14), inaugurou o Complexo Policial Regional. Ela estava acompanhada do prefeito Raimundo Nonato Abrão Baquil, dos secretários de Estado Aluísio Mendes (Segurança Pública) e Luís Fernando Silva (Infraestrutura), dos deputados Max Barros e Magno Bacelar, além de prefeitos e lideranças políticas e comunitárias da região.
Roseana Sarney destacou a importância da nova delegacia para a ampliação do sistema de segurança pública no Maranhão e salientou que todo esforço está sendo feito para reduzir os índices de violência. “Nós estamos trabalhando para reforçar a segurança pública em todo o estado, garantindo a estrutura necessária, a exemplo deste complexo aqui em Tutóia”, declarou .
A governadora informou que, além do Complexo Policial, o Governo Itinerante, assegurou à população de Tutóia diversos serviços gratuitos. “Para cá viemos, também,  para dizer que, em breve, o problema da água que os moradores desta cidade enfrentam será solucionado. Nós apenas aguardamos um sinal do Ministério das Cidades para assinarmos a Ordem de Serviço e darmos início às obras no sistema de abastecimento. Nossa intenção é resolver definitivamente o problema”.
Como parte das ações do Itinerante em Tutóia, a governadora entregou Declarações de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAPs/Pronaf) a produtores da região, em um total de 250. Ela, também, conferiu os serviços oferecidos no caminhão do Viva Cidadão, a exemplo de emissão de documentos, como carteira de identidade e CPF, além da efetuação do Cadastro do Sistema Único de Saúde (SUS) e serviços de internet.

Complexo Policial
O Complexo Policial inaugurado pela governadora funciona em um prédio construído na Avenida Vila Saudade com investimento da ordem de R$ 515.232,56. A unidade possui gabinetes, cartórios, sala de interrogatório e reconhecimento, departamento de armas, alojamento masculino e feminino, sala de captura, entre outros espaços.
O secretário Aluísio Mendes ressaltou que o Complexo Policial de Tutóia é um dos mais modernos da região e para o trabalho estarão a postos policiais aprovados no último concurso público. “Sem dúvida alguma, este complexo é importante para o trabalho de segurança pública no Maranhão e estamos entregando à população um prédio com ótima estrutura”, destacou.
O prefeito de Tutóia, Raimundo Nonato Abrão Baquil, ressaltou o empenho do Governo do Estado para o desenvolvimento da região e recordou as benfeitorias empreendidas pela governadora Roseana Sarney em suas gestões anteriores, principalmente na área da infraestrutura, quando ligou Tutóia a outras regiões do Maranhão por asfalto. “Nós reconhecemos o trabalho da governadora e sabemos que ela já fez muito por Tutóia, continua fazendo e ainda muito  fará”.
O secretário de Infraestrutura, Luís Fernando Silva, também destacou o trabalho da governadora e do deputado Max Barros, quando secretário de Infraestrutura, pela melhoria das estradas que levam até Tutóia. Ele aproveitou a oportunidade e deu boas notícias à população. “O trabalho continua e assinaremos, ainda este ano, Ordem de Serviço para asfaltamento de 6 km de vias públicas nesta cidade”.

Ações
As ações do Governo Itinerante foram aprovadas pela população de Tutóia, a exemplo da marisqueira Creuza Caldas Vieira, que levou a filha para tirar a carteira de identidade e o CPF. “Eu achei esta ação muito importante, principalmente porque é de graça e eu aproveitei para tirar logo a documentação dela, pois acredito que quanto mais cedo, melhor”, disse.
Segundo Alécio Sales, chefe da execução da Unidade Móvel do Viva Cidadão, a procura pelos serviços oferecidos no caminhão tem sido grande desde a última terça-feira (12). Até o início da tarde desta quinta-feira (14), mais de 500 pessoas haviam sido atendidas e a previsão era que o número chegue a mil atendimentos. “Este trabalho é de suma importância, haja vista que viemos para facilitar a vida de quem mora aqui”, frisou Alécio Sales.
Funcionários da Secretaria de Estado da Saúde atenderam a população no Hospital Lucas Veras. A equipe chegou à cidade na quarta-feira (13) e entre os serviços oferecidos, constam laboratório (exames de glicemia e colesterol), clínica médica, vacinação (atualização de calendário vacinal), aferição de pressão, pesagem adulta e pediátrica de câncer ginecológico com Colpocitologia Oncótica, preventivo de câncer, além de triagem de pacientes com catarata e glaucoma.
A coordenadora da ação pela SES, Natalie Borba, disse que a procura foi grande nos dois dias, principalmente com relação aos serviços laboratoriais, que, no primeiro dia, somou 102 atendimentos. “Aqui, as mulheres não perderam a chance de fazer o exame preventivo de câncer e muita gente também veio para consulta na clínica médica. O resultado está sendo bastante positivo”, observou.
Uma das beneficiadas foi Maria José da Silva, de 52 anos, professora aposentada. Ela submeteu-se a exame preventivo a consultou um médico clínico geral. “Estamos satisfeitos com o atendimento que chegou em boa hora, pois já me consultei e fiz os exames”, contou.
Também presente, a Secretaria de Estado de Turismo promoveu sensibilização de prefeitos e interlocutores dos municípios que integram o Polo Delta das Américas e, além disso, houve encontro para a discussão sobre a importância da participação dos gestores no Encontro Regional de Turismo, a ser realizado nos dias 27 e 28 deste mês, em São Luís, onde será apresentado o novo mapa de regionalização do Ministério do Turismo.
A Secretaria de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (Sedes), por sua vez, promoveu palestras sobre o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e sobre Nota Fiscal Avulsa para Agricultor Familiar. E ofertou aos moradores orientação quanto à formalização de Micro Empreendedor Individual.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gilberto agradece pela sua participação no Blog Voz da Raposa.