segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Secretário Cláudio Azevedo prestigia VI Expocapril

O secretario de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Cláudio Azevedo, representou a governadora Roseana Sarney na VI Expocapril - Exposição de Ovinos e Caprinos de Bequimão, na Baixada Maranhense, encerrada neste domingo (17).
A Expocapril teve uma programação que incluiu exposição, julgamento e leilão de animais, palestras técnicas, shows musicais, entre outros. Segundo a organização, cerca de 500 animaisparticiparam da exposição e a expectativa era fechar o evento com um volume de negócios perto dos R$ 50 mil – cerca de 50% a mais do que o registrado no ano passado.
Para o secretario Cláudio Azevedo, exposições como essa, que é organizada pelos próprios produtores, são fundamentais para o desenvolvimento da pecuária na região. “Fico feliz quando vejo os produtores se unindo, melhorando a genética dos rebanhos, buscando capacitação e novas tecnologias de manejo. E é por isso que o governo do estado apoia esses eventos, porque sabe são fundamentais para desenvolver a nossa pecuária”, declarou o secretário.
Cláudio Azevedo, também, destacou a vocação da região da Baixada Maranhense para a agropecuária. “A grande vocação econômica do Maranhão é a agropecuária. Onde o setor é forte, o IDH é alto. E a Baixada Maranhense tem um potencial produtivo enorme, seja para a agricultura, bubalinocultura, bovinocultura, ovinocaprinocultura, piscicultura e até apicultura”.
O prefeito do município, José Martins, destacou o crescimento do evento. “A cada ano a exposição recebe mais animais e mais público”, ressaltou. O rebanho do município, que, segundo levantamento da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged-MA) é de 1,154 ovinos e 781 caprinos, vem passando por melhoria genética. “Há cinco anos, a média de peso dos nossos animais era de 7 kg, aos seis meses de idade. Hoje, no mesmo período, temos animais pesando 15 kg. Dobramos nossa oferta de carne!”, comemorou o presidente da Associação dos Criadores e Criadoras de Ovinos e Caprinos de Bequimão (ACCOBEQ), Valbemor Costa Almeida.
Também presentes ao evento de abertura, o deputado estadual Jota Pinto; o superintendente da 8a Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), João Batista Martins;o secretário-adjunto da Sagrima, Raimundo Coelho de Sousa; o secretário-adjunto de Renda e Cidadania da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (Sedes), Expedito Moraes; o prefeito de Peri-Mirim, João Felipe Lopes; o vice-prefeito de São Bento, Isac Filho; o diretor Administrativo e Financeiro do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Maranhão (Sebrae-Ma), Raimundo Nonato Corrêa; o superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Antônio Figueiredo; e o diretor-secretário da Federação da Agricultura do Estado do Maranhão(FAEMA), Carlos Antônio Feitosa.

Ovinocaprinocultura
Segundo dados da Aged, o Maranhão possui um rebanho de mais de 145 mil ovinos e 133,7 mil caprinos, o que coloca o estado no 7º lugar no ranking nordestino.
O Estudo de Mercado da Ovinocaprinocultura do Maranhão, realizado pelo Sebrae-MA, apronta que, de 2003 a 2011, o rebanho ovino do estado cresceu 49% e o caprino 15%. As regiões que apresentaram maior crescimento do rebanho ovinocaprino foram o oeste e o centro maranhense. A pesquisa também revela que o maior consumo de carne caprina é verificado em Imperatriz, e que o município de Timon concentra o maior número de consumidores de carne ovina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gilberto agradece pela sua participação no Blog Voz da Raposa.