segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Técnicos dos Centros de Testagem e Aconselhamento participam de encontro

Técnicos dos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs) de nove municípios maranhenses estão participando do III Encontro de Qualificação promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). A oficina teve início nesta segunda-feira (11), no Hotel Holiday Inn, em São Luís, e prossegue até sexta (13) com a finalidade de atualizar os profissionais de saúde no atendimento aos grupos mais vulneráveis as doenças de HIV/Aids e Hepatites Virais.
A chefe do Departamento de DST da SES, Oswaldina Motta diz que os casos diagnosticados de Aids continuam aumentando em todo o estado. São 10.721 casos confirmados no período de 1985 a 2013 e os maiores índices estão nas cidades de São Luis, Imperatriz e Caxias, respectivamente.
“Este é um momento de adquirir novos conhecimentos com a troca de experiências e tirar diretrizes para que os CTAs possam padronizar e melhorar os serviços. A intenção é que todos os 14 CTAs maranhenses trabalhem na mesma linha de serviço, oferecendo testes de Aids, Hepatites Virais e atividades de prevenção”, justificou Oswaldina Motta. Estão participando técnicos dos municípios de São Luis, São José de Ribamar, Balsas, Imperatriz, Caxias, Timon, Coroatá, Itapecuru-Mirim e Pinheiro.
Coordenadora da área de prevenção e articulação social do Departamento de DST/Aids do Ministério da Saúde, Denise Serafim lembrou que encontros como estes são importantes para atualizar os profissionais de saúde dos CTAs nas diretrizes atuais de enfrentamento da epidemia concentrada. “Queremos ampliar a contribuição destes serviços no atendimento das necessidades de testagem e prevenção nos segmentos mais vulneráveis como os gays, drogados e moradores de rua”.
Na programação, relato de experiências do CTA de São Paulo, roda de conversa sobre os desafios atuais do CTA no Maranhão, os impactos na implantação dos testes rápidos, aspectos jurídicos do HIV e ações extramuros de testagem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gilberto agradece pela sua participação no Blog Voz da Raposa.