segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Companhia da Polícia Militar inaugurada em Paço do Lumiar vai reforçar ações de policiamento na região

Foi inaugurada nesta sexta-feira (13), a 2ª Companhia do 13º Batalhão de Polícia Militar, localizada na Rua Jaçanã, nº 300, Mocajituba, no Residencial Novo Canaã, em Paço do Lumiar. A construção da unidade é fruto de um convênio firmado entre a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), a Polícia Militar e a empresa Eneva. O secretário Aluisio Mendes participou da solenidade.
Construída em uma área total de 750 metros quadrados, a nova sede da 2ª Companhia vai atender diretamente mais de 20 mil moradores de 16 comunidades adjacentes e ainda todo o município de Paço do Lumiar.  A unidade contará com recepção, guarda, banheiros, reserva de armas, almoxarifado, administrativo, refeitório, cozinha e alojamentos.
Durante a inauguração, foram entregues, ainda, um veículo Mitsubishi Pajero Dakar 4x4 e uma motocicleta Honda NX400I Falcon, que serão empregados nas ações policiais da região. Presentes ao evento, o subcomandante da Polícia Militar, coronel João Nepomuceno; comandante do Policiamento Metropolitano, tenente-coronel Marco Antonio Alves; gerente geral de Relações Institucionais da Eneva, Ricardo Lessa; e comunidade em geral.
 O secretário Aluisio Mendes informou que já foi autorizado a reforma de todas as unidades com o objetivo de garantir melhor estrutura para o trabalho dos policiais. “Serão construídas, ainda, cinco novas unidades no interior do estado. Além disso, já adquirimos 400 novas viaturas, 150 motos e vamos comprar 2.700 novos coletes. Essas medidas são para dar, a cada policial, condições dignas para o desempenho de suas funções”, destacou.
Além da parceria para a construção do prédio da 2ª Companhia do 13º BPM, SSP e Eneva vão construir uma unidade policial no município de Santo Antonio dos Lopes. A previsão é que em março de 2014 a obra seja finalizada.

Combate à criminalidade
Para os moradores de Paço do Lumiar, a instalação do posto da PM na localidade trará mais segurança. A dona de casa, Maria dos Anjos que reside na Vila do Povo, um dos bairros adjacentes, disse que “com um policial bem perto de nossas casas os assaltantes ficarão com medo e a violência vai diminuir”.
“Instalar um posto policial no Residencial Nova Canaã é resgatar a cidadania dos moradores da área. Aqui é o início do desenvolvimento de uma série de projetos. Devemos lembrar que são ações como esta, que beneficiam a sociedade e trazem soluções para a questão da segurança pública”, afirmou o subcomandante da Polícia Militar, coronel João Nepomuceno.
Já o prefeito de Paço Lumiar, Josemar Sobreiro, lembrou as ações que o Governo do Estado desenvolve naquela região. “Esta obra é mais uma prova de que a governadora Roseana Sarney e o secretário Aluisio Mendes estão preocupados com Paço do Lumiar. Continuaremos dando apoio a estas iniciativas e firmando outras parcerias”, enfatizou.

Outras obras
Aluisio Mendes afirmou, ainda, que o 13º BPM será contemplado com uma nova sede. A ordem de serviço para a construção foi assinada na última quarta-feira (11). A obra está orçada em torno de R$ 4 milhões. “Teremos um dos prédios mais moderno do país”, completou o secretário de Segurança.
Já em relação ao efetivo, Mendes anunciou que a governadora Roseana Sarney já autorizou chamar mais 1.400 candidatos excedentes do Concurso Público da Polícia Militar. Já na próxima semana, 180 bombeiros militares serão incorporados ao quadro do Corpo de Bombeiros do Estado. Além destes, na tarde de quinta-feira (12), 437 candidatos aos cargos da Polícia Civil finalizaram os cursos de formação.
Também participaram da inauguração, o secretário adjunto de Inteligência e Assuntos Estratégicos, Laércio Costa; o comandante do 13º BPM, major Jorge Araújo; o capitão Claudio André Sousa, comandante do 2ª Companhia do 13º BPM, o diretor operacional da Polícia Militar no Ciops, major Osmar Alves; o comandante do 1º BPM, major Antonio Sodré; e o comandante do 8º BPM, major Welington Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gilberto agradece pela sua participação no Blog Voz da Raposa.