terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Corpo de Bombeiros do Maranhão comemora 110 anos

O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), entidade vinculada a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) promove nesta terça-feira (3), a partir das 19h, a solenidade militar em comemoração aos 110 anos de fundação da corporação. Além da festa de confraternização, o Comando Geral realizou uma vasta programação alusiva à data.
A cerimônia acontece no Centro de Convenções Governador Pedro Neiva de Santana (Cohafuma), onde, na oportunidade, cerca de 400 autoridades civis, militares e eclesiásticas, nacionais e internacionais estarão sendo agraciadas com a medalha Alferes Moraes Santos, a mais alta comenda concedida a pessoas que contribuíram para o engrandecimento da Corporação.
Estarão presentes o secretário de Segurança Pública, Aluisio Mendes; o secretário adjunto de Inteligência, Laércio Costa; o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel João Vanderley Pereira; além de secretários de estado, representantes dos poderes Executivo, Judiciário e Legislativo; comandantes de unidades do CBMMA e seus familiares.
“Esse é um momento muito importante para cada integrante da nossa Instituição, por isso, logo mais, daremos ênfase não apenas ao presente, mas, acima de tudo, ao passado, ou seja, aos nossos ex-comandantes, os quais terão um tratamento diferenciado, pois o que somos hoje, certamente, devemos muito ao trabalho desenvolvido por cada um deles”, enfatizou o coronel João Vanderley Costa Pereira, comandante geral.
O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão foi criado oficialmente no dia 10 de dezembro, com a missão primordial e realizar atividades de defesa civil, prevenção e combate a incêndios, buscas, salvamentos e socorros públicos no âmbito do Estado.

História
A Corporação foi instituída em 1901, mas efetivamente estruturada em 1903. Em 1926 foi incorporado à Polícia Militar. No período ditatorial do estado novo foi desvinculado da PM, voltando a ser reintegrado em 1959. Pela constituição estadual de 1989 a Corporação adquiriu autonomia da PM, efetivamente consolidada em 1992.
É força auxiliar e reserva do exército brasileiro, e integra o sistema de segurança pública e defesa social do brasil. seus integrantes são denominados militares dos estados pela constituição federal de 1988, assim como os membros da Polícia Militar do Estado do Maranhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gilberto agradece pela sua participação no Blog Voz da Raposa.