segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Governadora Roseana e centenas de famílias acompanham Cantata Natalina no Centro Histórico


A Cantata Natalina, evento que integra a programação “Natal do Maranhão: Festa de Luz e Tradição”, reuniu vozes de 15 corais infantis e nove coros adultos, durante apresentação na noite deste domingo (15), em frente à Catedral Metropolitana e nas sacadas do Palácio do Comércio (Praça Benedito Leite). A governadora Roseana Sarney e a secretária de Cultura, Olga Simão, acompanharam as apresentações, que atraíram centenas de famílias para a Praça Pedro II.
“A Cantata tem a presença de corais juvenis, infantis e adultos, todos festejando o Natal e o nascimento do menino Jesus. Estou muito feliz e as pessoas também, por verem seus filhos cantarem e festejarem essa data tão bonita, em que todos fazem questão de ter harmonia e alegria”, destacou a governadora Roseana Sarney, ao lado da secretária de Cultura, Olga Simão; presidente da Associação Comercial do Maranhão, Luzia Rezende; e o representante do São Luis Convention e Visitors Bureau, Nan Sousa.
Já a secretária de Cultura, Olga Simão, ressaltou que o evento é uma tradição no mês de dezembro e as festividades se estendem até janeiro. “O Governo do Estado tem apoiado, ao longo dos anos, a Cantata Natalina, uma parceria com a Associação Comercial. E é uma alegria poder proporcionar à população esse espetáculo maravilhoso. A programação continua até o dia 6 de janeiro, com a Queimação de Palhinha, outra tradição no Maranhão”.
A aposentada Francisca Delgado era uma das mais animadas na plateia e contou sobre a emoção de acompanhar pela primeira vez a Cantata. “Esse evento é maravilho, pois as crianças são incentivadas a participar, e a apresentação do coral de surdos-mudos deu o maior exemplo para nós adultos. O espírito de Natal tem que ter coisas boas, que toquem o nosso coração e é isso que esta noite está trazendo. Estou felicíssima e com certeza no próximo ano estarei aqui de novo”.
Opinião compartilhada com a também aposentada Maria Isabel Madeira. “Essa é a primeira vez que venho e estou gostando muito, as vozes são lindas, a apresentação está muito animada e emocionante”. Já a professora Zenaide Rosário contou que todos os anos acompanha o evento. “A Cantata é muito bonita, é uma oportunidade de reunir as famílias, principalmente as do Centro, e é muito importante preservar esse momento tradicional”, avaliou.
O espetáculo teve a participação dos corais infantis Encantando com as Mãos, São Joãozinho, Kids Voices In Harmony, Angellus Vox, Coral Batista, Quiálttera, Recriando o Lúdico, Gonçalves Dias (São Mateus), Canto dos Rouxinóis, Paz e Bem, Amor e Vida, Vozes da Palmeira, Canto Curumim, Criança Feliz e Coral NAE - Teatro Artur Azevedo. E dos coros adultos São João, Villa-Lobos, Arte-Canto, Ufma, Correios, Amigas do Peito, Madrigal Santa Cecília, Madrigal Som das Águas e Maranatha.

Programação
A programação do ciclo natalino será encerrada no dia 6 de janeiro, Dia de Santos Reis, com a Queimação de Palhinhas dos Presépios do Museu Histórico e Artístico, do Paço da Quaresma da Afonso Pena e do Beco da Pacotilha (ao lado da sede administrativa do Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, na Praia Grande). A festividade será iniciada com uma procissão, que sairá do Presépio do MHAM, e segue pelos presépios dos Paços, do Centro de Cultura Popular e da Praça Nauro Machado e contará com participação de grupos de Reis, Reisados e Pastores.
A programação “Natal do Maranhão: Festa de Luz e Tradição” está sendo realizada pela Associação Comercial, São Luís Convention Bureau e Secretaria de Estado da Cultura (Secma). Conta com patrocínio da Cemar, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e apoio da Vale, Suzano, Caixa, Lençóis Maranhenses e Psiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gilberto agradece pela sua participação no Blog Voz da Raposa.