segunda-feira, 24 de março de 2014

Roseana e Luis Fernando autorizam início da obra do Corredor Metropolitano de São Luís

A governadora Roseana Sarney e o secretário de Estado de Infraestrutura, Luis Fernando Silva, autorizaram início da obra em mais um trecho da primeira etapa do Corredor Metropolitano de São Luís, uma das iniciativas de maior importância para dar fluidez ao sistema viário nos principais pontos de estrangulamento da Região Metropolitana de São Luís. A assinatura da Ordem de Serviço ocorreu nesta segunda-feira (24), na área do povoado Beira-Rio, em Paço do Lumiar.
 “Estou muito feliz por estarmos dando continuidade à obra do Corredor Metropolitano de São Luís. A primeira etapa está em pleno andamento e vamos entregar esta obra para a melhoria da qualidade de vida da população. Vamos entregar, também, a Via Expressa, a Avenida Quatro Centenário; estamos fazendo a reforma dos Vivas e asfaltando algumas ruas de bairros de São Luís”, afirmou as governadora Roseana Sarney.
Nesta fase, serão investidos R$ 111 milhões em um trecho de 10,11 quilômetros - a primeira fase da obra é a duplicação da MA-203 trecho Araçagi/MA-204. A solenidade contou com a participação dos prefeitos de São José de Ribamar, Gil Cutrim; de Paço do Lumiar, Josemar Sobreiro; e de Raposa, Clodomir de Oliveira dos Santos; além de secretários, deputados, prefeitos, vereadores e lideranças comunitárias.
O Corredor, em toda sua extensão, interligará os municípios de São Luís, Paço do Lumiar, São José de Ribamar e Raposa. “Com isso vamos beneficiar 300 mil moradores, envolvendo 56 bairros”, destacou Roseana Sarney.
A via, neste 10,11 quilômetros, contará com corredor exclusivo para ônibus, com 7,60 m de largura; duas faixas de rolamento para veículos em cada sentido com 3,15m; ciclovia em toda a extensão da avenida com 2,40m de largura; cinco estações de passageiros; duas pontes e um elevado.

Melhoria da mobilidade
O secretário Luis Fernando Silva destacou que, com o Corredor Metropolitano, o governo coloca à disposição da população da Ilha de São Luís um sistema viário que vai solucionar problemas de mobilidade urbana. Ele explicou que, a partir do Araçagi, o projeto do Anel, já aprovado, toma o sentido da Avenida dos Holandeses e vai até a intercessão com a Avenida Daniel de La Touche, na Cohama, onde haverá um viaduto, prosseguindo pela Avenida dos Holandeses, que ficará mais larga e com mais uma pista de cada lado. Serão construídos viadutos, também, na rotatória de acesso à Avenida Litorânea, na interseção com a Avenida Eduardo Magalhães e nas proximidades do Quartel Geral da PM.
A obra, segundo detalhou Luis Fernando Silva, prossegue em direção à Ponta d’Areia e, na rotatória da Lagoa da Jansen, ganha desvio à direita, até a parte inferior da Ponte do São Francisco. “Ali, nasce outra ponte visando o bairro da Camboa para que o tráfego possa se deslocar para a Avenida Senador Vitorino Freire. De lá, será construída outra ponte sob o Rio Bacanga”, esclareceu.
A obra de duplicação da Avenida dos Portugueses, apesar de ser federal, segundo informou Luis Fernando, foi delegada ao Governo do Estado e está em fase de licitação em seu primeiro trecho - que vai duplicada até as imediações do Porto do Itaqui, segue na BR-135, passando pela Vila Maranhão e dando a volta próximo a Pedrinhas, fechando o anel. “Então, essa é a maior obra viária da Ilha de São Luís e é seguramente um planejamento urbano para a Ilha”, destacou o secretário de Infraestrutura.  

Melhorias
Os prefeitos de São Jose de Ribamar, Gil Cutrim; de Paço do Lumiar, Josemar Sobreiro; da Raposa, Clodomir de Oliveira dos Santos, agradeceram à governadora pela obra e destacaram os benefícios para a população.
“Esta é uma grande obra para todos que sofrem com os constantes engarrafamentos”, disse o prefeito Clodomir de Oliveira. O prefeito de Paço do Lumiar lembrou que, além desta, outras obras importantes estão sendo executadas pelo governo na grande Ilha e em todo o Maranhão. “A governadora Roseana Sarney tem essa característica de tocadora de obras e, em todos os locais que passamos, podemos ver o governo trabalhando”, afirmou Josemar Sobreiro.
O prefeito Gil Cutrim declarou ser este um dia de alegria onde o Governo do Estado dá a Ordem de Serviço para mais um trecho de uma grande obra. “O Corredor Metropolitano vai melhorar a mobilidade urbana dos municípios envolvidos, trazendo o desenvolvimento para esta região”.
Quem também destacou a importância da obra para a população foi o líder comunitário da comunidade Alonso Costa, Raimundo Cantanhede.  “Temos muitas obras importantes que a governadora Roseana já realizou em São Luís para melhorar o trânsito, mas esta com certeza é a maior de todas”, disse.
O secretário das Cidades, Hildo Rocha, afirmou que o Corredor será para São Luís um monumento à engenharia moderna. “Ela será o primeiro corredor exclusivo de ônibus da Ilha de São Luís”, destacou. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gilberto agradece pela sua participação no Blog Voz da Raposa.