sexta-feira, 27 de junho de 2014

Reunião de trabalho da Exposegma é realizada na Raposa

O primeiro passo para a realização da Exposição Sobre Segurança do Maranhão – Exposegma, que nesta edição será realizada no município da Raposa, foi dado na noite de ontem (24). O encontro foi realizado na Igreja Católica São Pedro Apóstolo, localizada naquela cidade, e contou com a participação de representantes do poder legislativo local, da polícia militar, conselho comunitário de segurança, entidades religiosas e comunidade em geral.
A apresentação do projeto ficou a cargo de Sóstenes Salgado, relações institucionais do Instituto Avante, organização sem fins lucrativos idealizadora da Exposegma.
A Exposição Sobre Segurança é um projeto pioneiro no estado, que tem como objetivo apresentar o aparato das forças policiais para a comunidade, através da exposição dos trabalhos do sistema de segurança do estado. Além disso, conta também com palestras e ações educativas voltadas para a população.
Para a coordenadora da Exposegma, Josilma Figueiredo, o evento promove uma aproximação entre as instituições policiais e a comunidade, “através da interação entre moradores da área e o aparato estatal de segurança podemos agir preventivamente contra o aumento das violações dos direitos e dos índices de violência na localidade onde a exposição é realizada”, disse.
Durante o evento, as ações formativas e palestras acontecem concomitantemente em escolas, clubes, associações, ONGs, conselhos e igrejas, com o objetivo de alcançar um maior número de pessoas. Os temas abordados nos encontros são: combate ao uso de entorpecentes, violência doméstica, poluição sonora, direitos do idoso, crimes de abuso sexual contra crianças e adolescentes, bullying, crimes tecnológicos, educação para o trânsito. Além de trabalhos voltados para a área do esporte, cultura, teatro e literatura.
De acordo com a conselheira comunitária de segurança, Ivete Nascimento, o projeto é excelente para o município, pois desperta a consciência de que a Segurança Pública é um dever do Estado e da comunidade, “a Exposegma é muito bom para o município, em 2011 ela foi realizada aqui e tivemos resultados positivos, pois a população tomou ciência de que a segurança é um direito e responsabilidade de todos”, finalizou.
A próxima reunião de trabalho para a realização da Exposegma será realizada na sexta-feira (27), no auditório da Policia Militar do município de Raposa.

A Exposegma e parceiros

A Exposição sobre Segurança do Maranhão é realizada desde o ano 2003, e atualmente conta com o apoio de diversos parceiros, entre eles: Polícia Militar, Polícia Civil, SEJAP, Polícia Federal, Corpo de Bombeiros, Detran,24º Batalhão de Caçadores, Disque Denúncia, SMTT, Ouvidoria da Secretaria de Segurança Pública, Guarda Municipal, GTA, Igrejas católicas e evangélicas, Secretaria de Saúde do Estado e Município, Secretaria de Educação do Estado e Município, Secretaria de Cultura do Estado e Fundação de Cultura do Município, Secretaria de Turismo do Estado e Secretaria de Ciência e Tecnologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gilberto agradece pela sua participação no Blog Voz da Raposa.