terça-feira, 3 de junho de 2014

SSP promove primeiro encontro do Gabinete de Gestão Integrada

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) promoveu, na manhã desta terça-feira (3), a primeira reunião do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) do ano de 2014. A reativação do Gabinete foi umas das medidas anunciadas pelo secretário de Segurança Pública, Marcos José de Moraes Affonso Júnior. O encontro aconteceu no gabinete do secretário de segurança, no Bairro Vila Palmeira. Na ocasião, a comitiva tratou sobre a nova gestão do GGI, a questão da segurança no estado e as operações deflagradas pelas instituições.
Participaram do encontro o subdelegado geral de Polícia Civil, Augusto Barros; o secretário Executivo do GGI, coronel Antônio Roberto dos Santos Silva; chefe do setor de Inteligência da Polícia Civil, Milton Jesus Pereira Júnior; o coordenador do GTA, Delcimar de Oliveira Silva; o secretário de Estado de Justiça e de Administração Penitenciária, Sebastião Uchôa; superintendentes da polícia técnica científica, da Agência Brasileira de Inteligência do Maranhão e da Polícia Rodoviária Federal, respectivamente, Cássio Freitas, Cyntia Feitosa e Raimundo Feitosa; comandante do 24º Batalhão de Infantaria Leve, capitão José Venâncio; representantes do Corpo de Bombeiros, do Ministério Público Estadual (MP), do Tribunal de Justiça e do Destacamento de Controle de Espaço Aéreo de São Luís.
 O secretário Marcos Affonso, que presidiu a reunião, ressaltou a importância do Gabinete de Gestão Integrada. “São novas ideias. O GGI é composto, também, por órgãos que não estão diretamente na área de segurança pública, mas tem sua parcela de responsabilidade, como o Ministério Público, por exemplo”.
 O secretário executivo do GGI também frisou a integração dos órgãos no combate à violência. “A importância do GGI é a integração da segurança pública com todas as instituições inseridas neste processo, bem como o MP, Judiciário e Forças Federais, e todos que possam contribuir para a redução da criminalidade e com a prestação de serviço para a comunidade”, destacou o, coronel Antônio Roberto dos Santos Silva.
Na ocasião, ficou acertado que os membros do GGI apresentem propostas de ações no encontro agendado para às 15h de terça-feira (10).

GGI
O Gabinete de Gestão Integrada de Segurança Pública do Estado do Maranhão, instituído pela Lei nº 8.434, de 28 de junho de 2006, tem como finalidade coordenar o Sistema de Segurança Pública, que opera por consenso, respeitando a autonomia das instituições que o compõem.
Dentre os objetivos do GGI estão a atuação conjunta de forma sinérgica dos órgãos que integram o Gabinete, visando à prevenção e ao controle da criminalidade no Estado do Maranhão; desenvolver planejamento estratégico das ações integradas a serem implementadas; identificar demandas e eleger prioridades, com base em diagnósticos; e garantir um sistema onde a inteligência e a estatística trabalhem de forma integrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gilberto agradece pela sua participação no Blog Voz da Raposa.