terça-feira, 12 de agosto de 2014

Advogados prestigiam sessão comemorativa organizada pela AMAd

“O advogado é um eterno aprendiz. Rui Barbosa, o patrono da classe muito bem disse: “nada mais sou que um estudante”. Foi com essa frase impactante, em comemoração ao Dia do Advogado, celebrado nesta segunda-feira(11), que o professor  e presidente  da Associação Maranhense dos Advogados – AMAd, o advogado João Batista Ericeira abriu a palestra “Os desafios da Advocacia e o papel da AMAd”. A palestra foi proferida no auditório do Tribunal de Justiça Desportiva - TJD, na sede da Federação Maranhense de Futebol – FMF.
“Os efeitos da globalização sobre a advocacia são visíveis, os ordenamentos positivos dos estados-nação estão superados pelo pluralismo legislativo, deixando para trás o monismo anterior. É crescente a internacionalização do Direito. Além de enfrentar Judiciário nacional ou local burocratizado, a advocacia vê-se desafiada a exercer uma atividade cada vez mais digitalizada. A mesma realidade que se impõe a democracia, com a falta de legitimidade da representação política, requerendo formas de participação digital direta do cidadão”, pontuou o palestrante.
A sessão comemorativa contou com a participação de dezenas de advogados, que atenderam o chamado da AMAd e prestigiaram o evento. “A advocacia vem enfrentando sérios transtornos no sistema globalizado que estamos inseridos, por isso quanto mais atuarmos de forma organizada, certamente, mais e mais serão as conquistas alcançadas em prol da classe”, enfatizou a advogada Marcia Andreia Pereira.
O segundo palestrante da noite foi o advogado Roberto Feitosa, que fez uma explanação brilhante sobre “as prerrogativas do advogado”. “ Advogados são a única linha de proteção que separa uma pessoa comum, investigada ou acusada de um delito, do poderoso aparato coercitivo do Estado, representado pelo juiz, promotor público e autoridade policial, por exemplo. Sem direitos e garantias especiais para defender seus clientes, não haveria um mínimo equilíbrio de forças”, enfatizou o advogado. Ao final do evento, um coquetel foi servido aos homenageados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gilberto agradece pela sua participação no Blog Voz da Raposa.