domingo, 3 de agosto de 2014

Aumenta em 26% a violência nas escolas públicas de São Luís

Aumentou em 26% o índice de violência nas escolas públicas da Região Metropolitana de São Luís, segundo dados divulgados nessa sexta-feira (1º) pela Ronda Escolar da Polícia Militar.
Os números mostram 303 registros de ocorrências de violência e conduta inadequada em 2013 contra 240 em 2012.
O aumento acontece pelo segundo ano consecutivo, mas em escala menor. No ano passado, foi registrado crescimento de 64% em relação ao ano anterior – 2011 – quando 184 ocorrências foram registradas.
A incidência de violência é maior entre alunos com idade entre 12 a 17 anos. De acordo com o jornal, a maior parte das ocorrências relata casos de ameaça entre alunos e professores, agressões físicas, prática de bullying, apreensão de armas e drogas, depredação às dependências das escolas, indisciplina e furtos de telefones celulares dos alunos dentro das salas de aula.
Apreensões
Foram apreendidas cinco armas de fogo e 17 armas brancas dentro e no entorno de unidades de ensino. De acordo com o coordenador da Ronda Escolar, capitão Wellington Veras, algumas dessas armas brancas estavam em poder de alunos que diziam sofrer bullying diariamente.
“Nesses casos, eles disseram que levavam facas para o colégio, para se defender das agressões e dos apelidos”, revelou.
Veras, acredita que a falta de acompanhamento da família agrava o problema. “A família não está presente no processo educacional. Muitos pais só vão à escola para fazer a matrícula do filho ou quando são convocados para uma reunião, para tratar sobre algum benefício social do governo. A escola deveria apenas aparar algumas arestas que a família tem dificuldade de reparar em casa”, afirmou o coordenador da Ronda Escolar.
Também no ano passado, foram registradas três apreensões de drogas, seis casos de tráfico de drogas, cinco casos de bebida alcoólica e 24 de uso de drogas dentro de escolas.
Do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gilberto agradece pela sua participação no Blog Voz da Raposa.