sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Governo recupera Vivas e revitaliza espaços públicos em bairros de São Luís

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura (Sinfra), dando continuidade aos trabalhos de recuperação de logradouros públicos, realizou obras no Viva Maracanã, um dos maiores de São Luís, e revitalizou o campo de futebol no Aterro do Bacanga, que ainda ganhou duas novas quadras de esportes. As ações fazem parte do Programa Viva Maranhão, na área de infraestrutura, que já recuperou mais de 20 espaços Viva e executa cerca de 20 obras de revitalização em diversos bairros da capital.
O secretário de Infraestrutura, José Raimundo Frazão, ressaltou a importância dos Vivas como áreas de lazer nos bairros. “A Sinfra está recuperando os Vivas com o objetivo de resgatar os espaços para a comunidade desfrutar de lazer e cultura. E o Viva Maracanã ainda fica próximo à sede do boi de Maracanã, um dos grupos mais tradicionais de bumba meu boi do estado”, contou.
O Viva Maracanã é um dos maiores de São Luís. Com aproximadamente 4.500 m², o espaço ganhou nova pintura, recuperação das áreas de passeio, do anfiteatro e da praça, além da área de lanchonete e um museu. O local reformado já foi entregue à comunidade e até esta segunda-feira (11) será o palco das apresentações pela morte do Boi de Maracanã.
O servidor público Jorge Luís Almeida elogiou o trabalho desenvolvido no Viva. “Ficou muito bom, principalmente, para a população local, que vai ter acesso a esse espaço bonito. Espero que as pessoas zelem pela obra para que ela dure o máximo possível”, avaliou.

Obras no Aterro do Bacanga
 Na área do Aterro do Bacanga a Sinfra está executando as obras de recuperação da Praça de Esportes. No local, foi revitalizado o campo de futebol, que vai receber telas de alambrados, e construídas duas quadras, sendo uma de areia, além de vestiário, banheiros e iluminação.
No entorno das quadras e do campo também há uma área de passeio, que pode ser utilizada para a prática de caminhadas e corridas. As obras devem ser concluídas até o fim do mês. O secretário adjunto de Obras Civis, Aparício Bandeira, contou que as obras fazem parte do programa de recuperação de espaços públicos.
“A Sinfra tem investido enormemente na revitalização dos Vivas e em outras áreas com é o caso do Aterro do Bacanga. Essa é uma maneira de servir a população com espaços destinados ao lazer e esporte e também serve para retirar os jovens que querem enveredar por outros caminhos”, avaliou Aparício Bandeira.

Outras obras
Desde 2013, a Sinfra vem realizando trabalhos de recuperação de logradouros públicos, a exemplo dos Vivas e de quadras esportivas. Já foram reformados os Vivas do João Paulo, da Madre Deus, Largo de São Pedro (também Madre Deus), da Praça da Saudade, além da Praça Nauro Machado e Praça da Faustina.
Também integram as ações, os Vivas do Angelim, do Radional (incluindo a construção de quadra esportiva), da Cidade Operária, do Coroadinho, do Monte Castelo, da Praça do Goiabal (Centro), do São Bernardo, do Ipase, da Liberdade, Vila Embratel, João Paulo, do Anjo da Guarda, o Viva Ressurreição (também no Anjo da Guarda), Bairro de Fátima e Viva Maiobão, que recebeu quadra poliesportiva e quadra de futebol de areia.
Continuam em execução os trabalhos de recuperação da Praça de esportes do Aterro do Bacanga; dos Vivas do Renascença, Vinhais, Maioba, do Retiro Natal, do Ipem São Cristóvão, do Residencial Centaurus - Cohab III, Dom Luís, Vila Palmeira e Vila Zenir. E a restauração dos Vivas do Recanto dos Vinhais, Praça do Ponto Final – Cohatrac e da Praça da Caixa d’Água do Cohajap. Esses espaços foram criados pela governadora Roseana Sarney, para a promoção de atividades culturais, de lazer e esportivas, beneficiando crianças, jovens e adultos.
Também passa por obras, de recuperação e contenção, o Viva Raposa. Os trabalhos no local incluem a construção de um deck de madeira; espaço para atracar os barcos, garantindo mais conforto e segurança aos pescadores; praça de convivência, espaço do turista, entre outros espaços paisagísticos.
A Avenida Litorânea, cartão postal de São Luís, também está em obras executadas pela Sinfra. O local está passando por reforma e revitalização, que inclui a recuperação da área do parquinho, do anfiteatro e da ponte sobre o rio Calhau, além das calçadas e ciclovias. A previsão é que até o fim do ano os trabalhos sejam concluídos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gilberto agradece pela sua participação no Blog Voz da Raposa.