terça-feira, 19 de agosto de 2014

O projeto Exposição Sobre Segurança do Maranhão, intitulado “Exposegma”, que tem o objetivo de divulgar e promover todo o Sistema de Segurança Pública do Maranhão, tendo em vista a sua função essencial que é o combate à criminalidade, de todos os tipos e sob todas as formas com que esta se apresenta. O projeto que iniciou no dia 13 de agosto, no município de Raposa.  Um dos objetivos do projeto Exposegma é tratar de forma preventiva a questão da Segurança Pública no município.
A Exposegma apresentará ano dia 18 de agosto, às 19h30min a presença do delegado do 5º DP Walter Wanderley Silva Ferreira, que realizará a palestra sobre “Violências e Drogas”. A palestra será na Igreja Santa Filomena - Araçagy.

Ações contra a Criminalidade

Um adolescente de 16 anos foi apreendido por policiais militares nas proximidades do cemitério do Anjo da Guarda. O garoto estava no dia 10 de fevereiro de 2014, de posse de uma motocicleta roubada. Na companhia do adolescente estava também um homem com um revólver, que ao ver a aproximação dos policiais, teria se evadido do local. Os policiais militares conduziram o adolescente ao 5º Distrito Policial, localizado no Anjo da Guarda, onde foi ouvido pelo delegado Walter Wanderley. Ao ser apresentado ao delegado, o  adolescente infrator foi reconhecido de imediato por ter praticado um assalto com outros comparsas em um material de construção no bairro do Alto da Esperança, na área do Itaqui Bacanga. No assalto, o proprietário foi morto com disparos de arma de fogo e o adolescente teria confessado a autoria do crime. O garoto teria sido reconhecido e detido dias depois, mas foi liberado pela sua prisão ter acontecido fora do flagrante.

Este é mais um caso das centenas de ocorrências em que o delegado do 5º DP Walter Wanderley recebe na delegacia mensalmente. Uma tarefa difícil para um delegado que conta com um número de investigadores e escrivães insuficientes, o qual tem sido o retrato em todo o Brasil. a revista JB News entrou em contato com o delegado Walter Wanderley, no sentido de conhecer o trabalho da autoridade policial que é o titular da delegacia do Anjo da Guarda, que trabalha em uma das áreas consideradas como a das mais violentas da capital maranhense. Em poucas palavras o delegado revelou que realiza um trabalho importante para a sociedade. 

Trabalhando pela Família

O delegado Walter Wanderley é natural de São Luís e ingressou na polícia pelo concurso público de 2009. O delegado a partir da sua lotação tem realizado relevante serviço como delegado de polícia Civil. Durante a reportagem, com o seu jeito alegre e descontraído, foi logo dizendo que não entrou na polícia para brincar, pois a segurança pública é coisa séria. Ele garantiu ainda que tem convicção é um dos delegados que mais prendeu criminosos no Maranhão nos últimos anos. Ele disse que possa até ter outro delegado que possa se igualar a ele, mas vencer, eu acho difícil.

O titular do 5º DP ainda nesse tom de alegria, disse que apesar das inúmeras dificuldades, está contente por realizar um bom serviço para a comunidade. A polícia num todo tem feito um trabalho visando proteger as famílias contra o mal que insiste em bater nas suas portas, como por exemplo, as drogas e o crime contra a vida. Walter Wanderley afirma ainda que o Complexo Penitenciário de Pedrinhas  está com uma quantidade imensa de delinqüentes, ladrões, estupradores e traficantes que estavam fazendo mal para as famílias. Por conta desse trabalho em conjunto com a polícia civil e militar, esses criminosos em sua maioria estão cumprindo pena.

Justiça Passiva

O delegado afirmou que um dos maiores problemas que a polícia enfrenta é em relação a permanência dos  presos no presídio. “A Justiça deveria reformular as leis neste sentido. Os adolescentes deveriam ter uma lei mais rígida, pois do jeito que está não dá para trabalhar e nem viver direito. Um deputado estadual ou um promotor não poderia mudar as leis que defende um adolescente de praticar crimes como vem acontecendo, pois é uma lei federal. Enquanto não acontecerem essas mudanças, o adolescente continuará cometendo atos infracionais e se escondendo atrás da lei. Não adianta a policia prender e a Justiça soltar”, finalizou o delegado.

O crime em Números

Em resposta à pergunta do JB News em como o delegado Walter Wanderley ver o aumento da criminalidade na região metropolitana. O delegado respondeu que somente com uma boa educação familiar, os jovens poderiam se afastar do crime e da droga. O delegado Walter Wanderley dá uma olhada rápida no computador e repassa que somente na sua gestão de Fevereiro de 2012 a fevereiro de 2013, foram instaurados 183 inquéritos  policiais na delegacia da Cidade Olímpica. Na delegacia do Anjo da Guarda, de maio de 2013 a dezembro de 2013, foram contabilizados 133 inquéritos. O delegado Walter disse que fazendo uma somatória destes inquéritos com os inquéritos deste ano, por baixo já são em média 400 inquéritos policiais para serem resolvidos.

O delegado Walter Wanderley finalizou a entrevista dizendo que está feliz em cooperar com a sociedade e a família, ajudando assim os outros delegados do Estado a afastar os piores criminosos que vinham manchando as ruas com violência e o tráfico de drogas na região metropolitana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gilberto agradece pela sua participação no Blog Voz da Raposa.