quarta-feira, 29 de outubro de 2014

SSP apresenta balanço dos investimentos na segurança Pública


O Governo do Maranhão, por intermédio da Secretaria de Segurança Pública (SSP), realizou, entre os anos de 2010 e 2014, uma série de investimentos que reaparelharam de forma significativa todo o aparato do sistema de segurança do estado.

          O enfrentamento da violência e da criminalidade exigiu a construção de uma nova concepção de segurança pública, passando pela melhoria das condições de trabalho das polícias e de um conjunto de medidas como a modernização da frota das polícias civil e militar, o reaparelhamento do Corpo de Bombeiros, modernização da estrutura física das Unidades do Sistema de Segurança e da estrutura tecnológica, além da ampliação dos projetos sociais de combate a violência e à criminalidade. 

Neste período, a modernização do Sistema de Segurança teve vários avanços, dentre os quais cabe destacar a implantação do Sistema de Videomonitoramento com a instalação de 153 câmeras de alta definição em diversos locais da cidade. 

O sistema, considerado um dos mais modernos do país, propiciou redução de 50% do índice de criminalidade nos locais contemplados com a instalação, agregando, entre outros benefícios, a contribuição das imagens às investigações da polícia judiciária na instrução dos inquéritos policiais.

A SSP criou a Unidade de Segurança Comunitárias (USC), um projeto voltado para o fortalecimento da integração entre as polícias e a comunidade. A USC visa garantir a segurança e atuar com intervenções inclusivas em favor da cidadania, além de oferecer cursos de inclusão digital para as comunidades vizinhas.

A USC tem inovações como à instalação do sistema de videomonitoramento com  10 câmeras, que cobrem o perímetro de todo o complexo policial dando ao comando de cada unidade um controle 24 horas por dia de toda a movimentação das ruas dos bairros. 

As câmeras estão interligadas a um centro de comando instalado na própria Unidade e também no Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS), na sede da SSP.

Em 2012, foi implantada a primeira Unidade de Segurança Comunitária, localizada no limite dos bairros Divinéia, Vila Luizão e Sol e Mar beneficiando uma população de, aproximadamente, 120 mil moradores. 
 Como resultado, já no final de 2013 foi constatada uma redução de 70% nos índices de violência na comunidade e adjacências.

Já a USC localizada no Bairro do Bom Jesus/Coroadinho, inaugurada em setembro deste ano conta com 59 policiais militares, cinco viaturas, 08 motocicletas e um sistema de videomonitoramento com 11 câmeras, espaço para telecentro de ensino para aulas de informática destinadas à comunidade e auditório com capacidade para 60 lugares, mesma estrutura das outras unidades.

A meta do Governo do Estado é instalar mais 13 USCS, sendo três localizadas nos bairro Cidade Olímpica, em São José de Ribamar; e estão em fase de conclusão nos municípios de Santa Inês, Imperatriz, Coroatá, Codó, Bom Jesus das Selvas, Açailândia, Viana, Itapecuru-Mirim  e Bacabal e os recursos estão mantidos para que as obras sejam  concluídas.

Na área de incentivos para a categoria,  o Governo do Estado antecipou a implementação da tabela de subsídios para policiais militares e bombeiros, constante no Plano de Cargos e Carreiras, garantindo reajuste linear de 5,6% nos salários das duas categorias.

Além da questão salarial, nos últimos quatro anos o Governo do Estado tem investido maciçamente na Policia Militar e Corpo de Bombeiros, com a aquisição de viaturas, armamentos, equipamentos de segurança e melhores condições de trabalho.
Também foi ampliado o quadro de policiais, com a realização de concurso público. 

O Sistema de Segurança do Maranhão ganhou o reforço de mais de 2.300 novos policiais militares, civis e do corpo de bombeiros. Somente a PM recebeu 1.800 integrantes e o bombeiros, 120 homens.

Desde 2010, 131 delegados foram nomeados e distribuídos no Maranhão. A nomeação de mais 30 excedentes pelo Governo do Estado representou um aumento de 75% no número de vagas, que era 40, ofertadas durante o concurso público para a categoria. O efetivo de coronéis na PM foi elevado em 40% e passou de 18 para 25 homens. 
Além disso, os convênios firmados com o Governo Federal fortalecem as ações da segurança pública, garantindo recursos financeiros para importantes projetos, como para o aparelhamento policial. Desde 2010, foram entregues 1.700 veículos entre carros, motocicletas, micro-ônibus, vans, guinchos e quadriciclos, e 1 helicóptero, um dos mais modernos do mundo para o trabalho de prevenção e combate à criminalidade.

A SSP, em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), reformou todas as instalações da Delegacia Especial de Turismo, que foi entregue há um mês.  A delegacia realiza o policiamento turístico em eventos e atrativos turísticos, visando o atendimento de qualidade e orientação precisa a turistas nacionais e estrangeiros. 

O Governo do Estado priorizou investimentos significativos no setor, cujo foco foi direcionado para a modernização, reaparelhamento das polícias e a melhoria das estruturas físicas das unidades policiais, aliado ao aperfeiçoamento institucional e político-gerencial da segurança pública, além dos concursos que permitiram o aumento do quadro dos operadores de segurança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gilberto agradece pela sua participação no Blog Voz da Raposa.