sábado, 6 de dezembro de 2014

Segunda é dia de Nossa Senhora da Conceição

Quando chega o dia 08 de dezembro, católicos vindos de diversas partes do Maranhão realizam homenagens e participam da programação do Festejo da Nossa Senhora da Conceição. Logo cedo, às 5h, é feita a Alvorada, com fogos de artifício que podem ser vistos por toda a Ilha. Às 10h30, haverá batizados e às 15h será rezado o Rosário. 

Neste dia são celebradas sete missas, além da missa solene que acontecerá na Praça Maria Aragão, às 17h, celebrada por Dom José Belisário, Arcebispo da Arquidiocese de São Luís. O encerramento ocorre com a grande procissão de Nossa Senhora da Conceição, que no ano passado contou com a participação de mais de 150 mil pessoas segundo informações da Polícia Militar. O momento foi marcado por fortes manifestações de alegria, devoção e fé.

Para este ano, foi escolhido o tema “Encontraram Maria, José e o Menino Jesus”, extraído do evangelho de Lucas, capítulo 2, versículo 16. A frase relembra o momento em que os pastores encontraram a Sagrada Família na gruta de Belém. Com essa frase o Santuário da Conceição quer conduzir os devotos a refletirem sobre a importância da família na vida da Igreja e da sociedade.

Em entrevista, o padre Arnaldo Menezes, reitor do Santuário Nossa Senhora da Conceição, conta sobre a escolha do tema deste ano. “Escolhemos esse tema exatamente pensando no Sínodo que o Papa Francisco convocou, o Sínodo Extraordinário sobre a família, por causa dos desafios que a família enfrenta hoje. Acho que nunca a família teve tantas situações que a desafia como neste século. Então, a Igreja propõe novos caminhos pastorais para corresponder a situações atuais que a família vive”, diz.

O padre ainda explica: “De tempos em tempos, a Igreja sente essa necessidade, não de atualizar o conteúdo do Evangelho, mas atualizar a sua aplicação a cada tempo da história. Hoje é urgente a questão da família, que está em crise, e a Igreja, como é mãe e mestra, tem essa missão de ajudar as famílias a se renovarem, a se recuperarem, porque a família é antes de tudo a igreja doméstica, é o primeiro lugar onde se vive a fé, onde aprendemos os valores, a viver com fraternidade e solidariedade”.

História da Nossa Senhora da Conceição 

O primeiro altar dedicado à Imaculada Conceição, em São Luís, foi erguido pela irmandade de Nossa Senhora da Conceição dos Mulatos na lateral da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, na Rua do Egito. Lá, foi depositada a imagem esculpida em madeira vinda de Portugal, a mesma que ainda hoje é venerada no Santuário de Nossa Senhora da Conceição, no bairro do Monte Castelo.

Somente em 1762 a santa ganhou igreja própria. Os fieis uniram-se para construir uma capela no local onde hoje fica o Edifício Caiçara, na Rua Grande. Segundo o historiador Jomar Moraes, na frente da igreja havia um pequeno largo. O fundo era voltado para a Rua de São Pantaleão e o lado direito para a Rua Grande. 

Em 1939 a capela foi demolida por interesses comerciais do então presidente da província. O terreno tornou-se trajeto dos bondes, instalados para modernizar o transporte da capital. Amargurado, o vigário morreu dois anos depois.
Ainda de acordo com o historiador, antes da demolição as imagens, altares e painéis de azulejos foram transferidos para a vizinha Igreja de Santana. Em busca de local para erguer a nova igreja, o padre Ribamar Carvalho, acompanhado dos fieis, conseguiu um terreno no bairro do Monte Castelo, sede em que está até hoje.

A construção foi custeada pelos devotos, que se revezavam na venda de artigos religiosos e lanches, para angariar recursos. Enquanto se encaminhavam os trabalhos da obra, as missas eram rezadas em uma casa cedida naquele mesmo bairro. Em 1971, finalmente, a nova igreja foi inaugurada, tornando-se destino de fieis de todo o Maranhão, o que lhe rendeu, sete anos atrás, o título de Santuário.


Programação
5h – Alvorada da Conceição, todos os devotos de Nossa Senhora da Conceição devem soltar foguetes em sua homenagem em toda a ilha de São Luís
6h, 7:30h, 09h, 12h, 16h, 17h, 19h – Santa Missa no Santuário de Nossa Senhora da Conceição
10:30 – Batizados
15h – Santo Rosário
17h - Missa Campal na Praça Maria Aragrão e, após a Missa, acpontece a procissão de Nossa Senhora da Conceição até o Santuário no bairro do Monte Castelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gilberto agradece pela sua participação no Blog Voz da Raposa.