sábado, 13 de junho de 2015

PMMA comemora 179 anos de fundação levando cidadania a moradores do Polo Coroadinho

Uma grande ação social promovida pela Polícia Militar, em comemoração aos 179 anos de fundação, movimentou os bairros do Polo do Coroadinho. A Ação Cívico Social aconteceu neste fim de semana e levou diversos serviços públicos de saúde, jurídicos, médicos e psicológicos, além de diversas atividades esportivas aos moradores de 28 bairros que compõem a localidade. Os atendimentos foram concentrados em toda a extensão do Viva do Coroadinho (Alto São Sebastião), em São Luís.

Durante a abertura do evento, o secretário de Estado de Segurança Pública, Jeferson Portela, parabenizou os policiais e destacou a importância deste tipo de ação. “Aproveito a oportunidade para parabenizar estes homens e mulheres da Polícia Militar que doam suas vidas para proteger outras vidas. Estamos diariamente, com a determinação do governador Flávio Dino, buscando melhorias para a corporação e de modo a resultar numa melhor prestação de serviço e, acima de tudo, na tranquilidade para toda a população do Maranhão”, disse.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Marco Antônio Alves, também lembrou a importância de atividades que aproximam a comunidade da polícia. “Estas ações sociais são um canal de comunicação direta com a comunidade, pois trazemos os moradores para próximo da estrutura do Sistema de Segurança Pública. Além de reafirmamos nosso compromisso na construção de um policiamento comunitário e ainda demonstrar a presença do público dentro nos bairros”, mencionou.

Parcerias

A ação contou com o apoio das Secretarias de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), de Esporte e Lazer (Sedel), Corpo de Bombeiros (CBMMA), Detran e Exército, entre outros. Durante os atendimentos jurídicos realizados pela Defensoria Pública do Maranhão (DPE), os casos que necessitavam de uma intervenção jurídica foram encaminhados para serem posteriormente solucionados.

Uma equipe do curso de cabelereiro do Serviço Nacional de Aprendizagem Nacional (Senac) realizou serviços de beleza como cortes masculinos e femininos, lavagem e hidratação aos moradores que se direcionam ao stand montado na área do Viva.

Além da emissão de carteiras de identidade, uma equipe médica do Exército em conjunto com médicos e dentistas da Polícia Militar realizaram medição de aferição de pressão arterial, consultas clínicas e tratamento dentário nos moradores do bairro.

Importância

Entre os serviços ofertados, mais de 100 pessoas tiveram acesso, gratuitamente, a emissão gratuita de Carteira de Identidade. O documento foi emitido por técnicos do Viva Cidadão, órgão vinculado a Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop). Após preencher o formulário, a emissão acontecerá em uma das unidades do Viva.

A dona de casa, Lúcia Nunes, teve acesso a emissão, de forma gratuita, à carteira de identidade do filho de cinco anos e dos dois sobrinhos,  de quatro e oito anos. “Está ótimo, porque eu estou podendo tirar a carteira de identidade deles bem perto de casa e ainda de graça”, comentou a moradora.

Já o pedreiro José Ribamar Pereira, de 59 anos, destacou como ponto principal da ação social a alegria das crianças. “Além de tirar os documentos bem perto de casa, estamos podendo ver essas crianças todas felizes, vendo os cavalos da polícia e os cães”, disse o morador que levou o filho de 16 anos para retirar a carteira de identidade pela primeira vez.

 Educação no Trânsito

Uma equipe do Departamento de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) deu dicas e instruções de como evitar acidentes e falou da importância de não dirigir após o consumo de bebidas alcoólicas. Os ensinamentos foram repassados aos moradores através de jogos educativos.

Equipes do Grupo Tático Aéreo (GTA) fizeram uma apresentação com sobrevoo na região. Cadetes do Curso de Formação de Oficiais da PM, do Esquadrão de Polícia Montada (EpMont), e do Pelotão Especial de Canil e do Batalhão de Choque (BpChoque), da Companhia de Operações Especiais (COE), do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) também mostraram os trabalhos e treinamentos desenvolvidos por cada unidade de Polícia.

Crianças e adolescentes integrantes do Bombeiro-Mirim do Corpo de Bombeiros fizeram demonstrações de técnicas de preparo e defesa pessoal que fazem parte das atividades do projeto.

Estiveram presentes ainda os coroneis, Antônio Roberto dos Santos, Odair dos Santos, Jorge Luongo, comandante de Segurança Comunitária e diretores do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), respectivamente; os tenentes-coroneis Adenilson de Santana, comandante do BPA, e Becker Martins, comandante do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças; os majores Raimundo Serra e Jorge Araújo, coordenador da Unidade de Segurança Comunitária do Coroadinho e comandante da Ronda Escolar, além oficiais, praças e autoridades locais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gilberto agradece pela sua participação no Blog Voz da Raposa.