sábado, 27 de junho de 2015

Últimos dias de festejos juninos são os mais esperados e devem atrair milhares de pessoas para os arraiais e encontros de bumba meu boi

A temporada junina está terminando, mas tudo indica que a festa vai ter um encerramento grandioso. Para o último fim de semana de junho, somente nos três principais arraiais entre os 20 organizados pelo Governo do Estado, a expectativa da Secretaria de Estado da Cultura (Secma) é que o público supere a marca de 400 mil pessoas. O Arraial do Ipem é um dos mais procurados. Mais 400 mil pessoas são esperadas nos festejos de São Pedro e São Marçal, tradicionais encontros dos grupos de bumba meu boi.

Resgatado após dez anos fora do circuito junino, o antigo Arraial do Ipem atraiu um grande número de pessoas nesta sexta-feira (26). Com segurança e muita tradição, as atrações juninas conquistaram o público, que assistiu, entre tantas apresentações, à do Boi de Nina Rodrigues. 

O governador Flávio Dino, que esteve entre os brincantes, destacou o brilho da festança junina no Maranhão. "Agora, a alegria se intensifica em todos os arraiais. Trata-se de um momento ímpar no Brasil, no qual os maranhenses se enfeitam, dançam e espalham poesias até o fim do mês de junho, quando a festa culmina na homenagem a São Marçal, no João Paulo", destacou o governador.

Na avaliação da secretária de Estado da Cultura, Ester Marques, o Arraial do Ipem foi uma das grandes realizações do governo neste São João. “Retomamos espaços que historicamente eram integrados à programação junina do Governo. Deste modo, representam parte importante da devolução da autoestima da população, que pode contar com novos e adequados espaços para aproveitar as festas juninas, como no Ipem e também no Parque Folclórico da Vila Palmeira”, afirmou.

Tradição vai reunir milhares de pessoas

Na próxima segunda-feira (29), e na terça (30) acontecem dois importantes momentos dentro dos festejos juninos, a Festa de São Pedro e a de São Marçal, respectivamente.

Para o festejo no Largo de São Pedro, na Madre Deus, o público estimado é de 100 mil pessoas e mais de 200 grupos de bumba meu boi de zabumba, muitos deles do interior, que se despedem da temporada junina de 2015 levando a benção do Santo Padroeiro dos Pescadores.


Já nas primeiras horas do dia 30, terá início a 88 ª Edição do Festejo de São Marçal, que reunirá mais de 25 grupos de bumba meu boi de matraca, no bairro do João Paulo. Neste dia são esperadas mais de 300 mil pessoas, que passarão pela Avenida São Marçal ao longo de todo o dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gilberto agradece pela sua participação no Blog Voz da Raposa.