sábado, 25 de julho de 2015

Maçonaria de mãos dadas com a Exposegma

Desde a sua fundação, em 27 de março de 1960, a Grande Loja Maçônica do Estado do Maranhão (GLEMA), tem trabalhado fortemente no Estado para o melhoramento do gênero humano. No Brasil, a Maçonaria chegou com a vinda da Família Real Portuguesa. Dom Pedro I foi um Grão Mestre da Instituição. Desde o Império até a atualidade, a Maçonaria revelou grandes personalidades da história brasileira. Elencam esta lista, o primeiro presidente do Brasil, Marechal Deodoro do Fonseca; Rui Barbosa; Luiz Gonzaga; Pixinguinha, Palhaço Carequinha; Milton Gonçalves; e o atual vice-presidente do Brasil, Michel Temer.
Cada Estado do Brasil possui uma Grande Loja Maçônica. No Maranhão, quase todos os municípios possuem uma, e em São Luís são aproximadamente 15 lojas.  O Sereníssimo Grão Mestre da Loja Maçônica do Estado do Maranhão, Ubiratan João de Castro, enfatizou que a Maçonaria prega o princípio criador, que é a existência de um Deus chamado Grande Arquiteto do Universo. Frisa ainda, que a Maçonaria não é religião, mas que ela é plural, pois aceita as pessoas de bons costumes, independente da religião que tenham. Esclareceu ainda, que a Maçonaria trabalha com símbolos e alegorias, para estudos filosóficos.
O Sereníssimo Grão Mestre, que ingressou na Maçonaria em dezembro de 1988, também destacou o processo de iniciação de um membro na Instituição. “O fundamental desse ritual é compreender que a pessoa vai morrer para essa vida para começar uma nova vida. A pessoa vai ter que se ajustar de suas mazelas, de sua arrogância, sua falta de educação, com sua indisciplina, falta de respeito ao ser humano. Nós nos reunimos para melhorar o gênero humano. Esse é o fundamento principal da Maçonaria, que almeja a humanidade sem injustiça”, destacou.
Com o passar do tempo, a Maçonaria passou de secreta para discreta, como pontuou o Eminente Grão Mestre Adjunto, Antônio Evaristo de Lima. Ele citou que essa mudança ocorreu porque tudo evolui, incluindo a Maçonaria. “Antes, ninguém sabia onde funcionava uma loja. Hoje, quase todos sabem onde funciona a Grande Loja Maçônica do Maranhão e as demais”, frisou. Outro ponto abordado pelo Eminente Grão Mestre é o tratamento entre os membros, que tem um ao outro como irmão. “É uma irmandade, uma família e nós a preservamos”, explanou.
Outra grande inovação na Maçonaria, foi a colaboração das mulheres na Instituição. “A mulher tem um papel fundamental. Aqui na Maçonaria, os homens são governados pelas esposas. Elas têm um papel fundamental porque caminham junto conosco, ao nosso lado. A única diferença é que elas não participam das reuniões, que são restritas aos maçons. As Samaritanas, como são chamadas as esposas dos maçons, nos auxiliam na realização dos trabalhos filantrópicos”, ressaltou.
Um dos projetos realizados pala Grande Loja Maçônica do Estado do Maranhão é o SOS Vidas, iniciado em Abril de 2011. “É um projeto permanente.  A função principal é salvar vidas. Qualquer que seja a forma de salvar uma vida está dentro do programa, passando pela questão de acidente de trânsito, maus tratos nos hospitais, falta de verba ao hospital do câncer, o desemprego, as desigualdades sociais e a pobreza. Onde pudermos salvar vidas estaremos”, pontuou o Sereníssimo Grão Mestre.
Ação Social 
A Grande Loja Maçônica Estadual do Maranhão realizará no dia 20 de Setembro uma ação social no município de Belágua. “Estamos montando uma grande ação social no município de Belágua, um dos mais pobres do Brasil. Contamos com a parceria do Governo do Estado, instituições públicas, privadas, voluntários e empresários. Já enviamos ofícios para todos os Grãos Mestres do Brasil, estamos encaminhando para associações e  convocando a sociedade para fazer a nossa parte. Nessa ação social terão médicos, odontólogos, vamos emitir carteiras de trabalho  e de identidade; além de prestar algumas orientações sobre gravidez na infância,  maus tratos aos idosos, que muita vez ocorre dentro da própria família, dentre outras problemáticas”, elencou o Sereníssimo Grão Mestre.
Parceria
A Grande Loja Maçônica do Estado do Maranhão (GLEMA) é um dos parceiros da Exposição sobre Segurança no Maranhão (Exposegma). A GLEMA vai participar da Exposição, que será realizada em Agosto, na Praça Maria Aragão, em São Luís.
“Nós vamos ter a felicidade de continuar um trabalho de desmistificação da nossa Instituição. Na Exposegma vamos apresentar alguns símbolos, nossos paramentos e os paramentos dos simbolismos. Vamos expor nossos projetos. Também vamos levar o nosso altar com a nossa Bíblia, para colocar à disposição dos visitantes. Nós temos que tornar feliz a humanidade, para fazer isso tem todo um arcabouço que não é fácil”, frisou o Eminente Grão Mestre Adjunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gilberto agradece pela sua participação no Blog Voz da Raposa.