quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Festival Sabores do Pescado será realizado em Raposa e Alcântara


Inovando seu cardápio com novos pratos apresentados hoje no evento: Tambaqui Recheado ao forno e Filé de Pescada ao Creme de Camarão.
 
No período de 3 a 18 de outubro, 20 restaurantes e bares das cidades de Alcântara e Raposa estarão oferecendo pratos especialmente elaborados para resgatar a clássica culinária da Ilha, tradicionalmente baseada nos frutos do mar. Eles participam do Festival Gastronômico Sabores do Pescado, promovido pelo Sebrae Maranhão, ação que integra a programação do Movimento Compre do Pequeno Negócio – uma campanha nacional do Sebrae.

A iniciativa busca oferecer, ao público, a degustação de iguarias tipicamente maranhenses, fomentando a inovação gastronômica nos estabelecimentos participantes, incentivando o incremento do fluxo turístico, além de divulgar pratos bem elaborados.
 
O regulamento do festival incentiva que cada participante produza dois pratos para o evento: um que traga frutos do mar como ingrediente principal e outro preparado com pescado de origem em viveiros de água doce, num estímulo à integração entre o segmento de bares e restaurantes e o setor produtivo piscicultor, gerando negócios entre os dois.
 
A Associação de Piscicultores e Pescadores Artesanais de Bequimão, que vai fornecer pescado de água doce para os restaurantes participantes em Alcântara, comemora a ação do Sebrae. Segundo Wanda Cantanhede, presidente da associação, a parceria com os participantes vai garantir mais um canal de escoamento da produção local.
 
“Temos 15 piscicultores ativos na associação, todos com capacidade de produção de até 1 tonelada de pescado por mês. Hoje atendemos programas federais como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Desde que passamos a ser atendidos pelo Sebrae, pudemos aperfeiçoar nossa técnica e a produção só cresce – o que nos dá folga para atender também aos restaurantes do festival”, ressaltou Vanda.
 
Além da parceria entre os piscicultores de Bequimão e os restaurantes em Alcântara, os restaurantes da Raposa serão abastecidos por piscicultores do próprio município e também de São José de Ribamar – todos atendidos pelo projeto Agronegócio na Região Metropolitana de São Luís, desenvolvido pelo Sebrae.
 
Sebrae
 
O diretor-superintendente do Sebrae, João Martins, lembra que o festival gastronômico é uma das ações do movimento Compre do Pequeno Negócio, seguindo a resolução de contemplar os diversos setores de negócios do Estado. “Para esta ação foi pensada uma estratégia que envolveu o segmento de bares e restaurantes, mediando uma relação comercial com os produtores locais, ajudando a desenvolver a cadeia da piscicultura como um todo – do produtor ao consumidor final”, avalia Martins.
 
Ao longo do mês de setembro, os estabelecimentos que se inscreveram para participar do evento tiveram suas equipes capacitadas em atendimento ao cliente e boas práticas em manipulação de alimentos. A partir do dia 3 de outubro, os pratos estarão em oferta nos restaurantes participantes a preços promocionais, no intuito de atrair não apenas os consumidores habituais, mas principalmente novos consumidores.
 
De acordo com Shamia Renata Costa, analista do Sebrae responsável pelo trabalho, a ação promocional é voltada para atrair mais público e incentivar o hábito de frequentar restaurantes, valorizando a gastronomia local.
 
“Queremos apresentar, ao cliente dos restaurantes, a amplitude, a variedade, a força e a atratividade da gastronomia local, mostrando que aquele prato é um pequeno pedaço de um mundo de sabores e tenha a oportunidade de conhecer um pouco mais da cultura gastronômica do polo turístico da Ilha”, assinala Shamia Renata.
 
Os participantes estarão identificados com banners exclusivos e distribuirão o cardápio-guia do festival – apresentando todos os pratos produzidos para o evento, bem como o endereço dos restaurantes incluídos na iniciativa. Os pratos estarão disponíveis a preços especiais até o dia 18 de outubro.
 
Lançamento
O Festival Gastronômico Sabores do Pescado é uma realização do Sebrae, em parceria com as prefeituras municipais de Alcântara e Raposa, com o Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação do Maranhão (SEHAMA), IFMA, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL) e Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-MA), contando com dois lançamentos: no dia 1º de outubro, em Raposa, a partir das 17h, na Casa D’Arte; e no dia seguinte em Alcântara, também às 17h, no Jardim de Infância Inácio de Viveiros Raposo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gilberto agradece pela sua participação no Blog Voz da Raposa.