domingo, 8 de novembro de 2015

Governo entrega Unidades Odontológicas Móveis a municípios maranhenses

confira os municípios que receberam 28 odontomóveis

Ministério da Saúde e Governo do Estado entregam 28 Unidades Odontológicas Móveis aos municípios maranhenses‏.
Foto1_KarlosGeromy_Unidade movel odontologica_Fotos_Karlos GeromyOs moradores de comunidades rurais, quilombolas e indígenas do Maranhão que precisavam percorrer quilômetros para ter acesso às ações de promoção e prevenção da saúde bucal agora contam com 28 Unidades Odontológicas Móveis que atenderão diferentes regiões do estado.
A coordenadora nacional de Saúde Bucal, Rosângela Camapum, e o governador Flávio Dino entregaram a 28 municípios maranhenses as Unidades Odontológicas Móveis, do programa federal Brasil Sorridente. No evento, a representante do Ministério da Saúde anunciou que ainda serão entregues novas unidades, totalizando 40 consultórios móveis no estado.
“O Ministério da Saúde continuará com os programas de capacitação das equipes bucais no Maranhão e reforçaremos o apoio aos Centros de Especialidades Odontológicas, laboratórios de próteses dentárias e novas unidades móveis para alcançar outras regiões do estado”, disse a coordenadora nacional.
Segundo a representante do Ministério da Saúde, as 28 unidades odontológicas são capazes de realizar até 14 mil procedimentos por mês. Os consultórios possuem cadeira odontológica, compressor, raios-x, autoclave e os materiais necessários para que sejam realizados os principais procedimentos em atenção básica.
“Esse é mais um passo importante na nossa política de saúde, com ênfase na ação preventiva e atenção primária. São consultórios que irão até os bairros e povoados distantes levando dignidade e saúde para todos”, afirmou o governador Flávio Dino.
O chefe do departamento de Atenção à Saúde Bucal, Allan Patrício, explicou que as unidades funcionam como um consultório com todo aparato necessário para um atendimento odontológico. Procedimentos como limpeza, restauração, extração de dentes, prevenção e cuidados com a saúde bucal serão realizados dentro das unidades móveis.
Ao todo 40 municípios do Estado serão beneficiados. Nesse primeiro momento, receberam as unidades os prefeitos dos municípios de Amarante do Maranhão, Anajatuba, Bacurituba, Buriti, Cajapió, Cajari, Centro Novo do Maranhão, Feira Nova do Maranhão, Formosa da Serra Negra, Governador Newton Bello, Itaipava do Grajaú, Milagres do Maranhão, Morros, Palmeirândia, Parnarama, Paulino Neves, Pedro do Rosário, Peritoró, Primeira Cruz, Santa Luzia, Santo Amaro do Maranhão, São Vicente Férrer, São Félix de Balsas, São Francisco do Maranhão, São João do Sóter, São Luís Gonzaga do Maranhão, Serrano do Maranhão e Sítio Novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gilberto agradece pela sua participação no Blog Voz da Raposa.