segunda-feira, 21 de março de 2016

CASA D'ARTE REALIZA INTERCÂMBIO COM MUSEU VIOLETA PARRA NO CHILE

O Casa d'Arte Centro de Cultura realizará, no próximo dia 27 de março, um intercâmbio cultural com o MUSEU VIOLETA PARRA, em Santiago, no Chile.


A convite do Museu, a Gestora do Casa d'Arte, Luzenice Macedo e o Cantor, Compositor e Poeta, Luis Lima, se apresentarão numa Jornada de Encontro, que reúne diálogo, música e poesia no Brasil. Luzenice começa com uma conversa sobre experiências de gestão cultural no Casa d'Arte, localizado no município de Raposa, região metropolitana de São Luis, no estado do Maranhão. Em seguida, vem o recital de Luis Lima, apresentando sua música e seu livro de poesia “ARRUMADOR DE PALAVRAS.


O recital/show de Luis Lima, PALAVRANDO, é inspirado nos Trovadores medievais que cantavam suas composições poéticas. LUIS LIMA abordará temas ligados as questões sociais e também temas que falam do amor. São músicas que fazem parte dos seus dois CD's independentes: PALAVRANDO e EXPRESSO DE LETRAS.


Essa apresentação faz parte do ciclo de intercâmbio, iniciado há dois anos, com a vinda da Cantora Chilena TITA PARRA (neta de Violeta Parra) ao Maranhão, onde participou de vivência artística e Show musical na inauguração do Casa d'Arte Centro de Cultura. A artista esteve também no aniversário de 1 ano do Casad'Arte, se apresentando com artistas maranhense, em agosto do 2015.

CASA D’ ARTE CENTRO DE CULTURA é um local de acolhimento aos amantes da arte e cultura. É um centro de referência, fomento e incentivo a processos criativos e negócios corporativos, compartilhados em todas as áreas do saber. É sede do INSTITUTO MARANHÃO SUSTENTÁVEL, associação que o apoia e desenvolve diversos projetos como: “No Caminho do farol”, “Feira solidária – pegue e desapegue” e “Projeto Semente”, dentre outros. 


É lugar de encontro, circulação e criação da diversidade cultural. Em fase de certificação como PONTÃO DE CULTURA, pelo Ministério da Cultura é o ponto cultural de artistas, educadores, profissionais em geral, onde se desenvolve: exposições, feiras, workshops, espetáculos, shows, cinema, reuniões, oficinas, festivais, palestras, etc.


LUZENICE MACEDO – Possui licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Maranhão (1998) e mestrado em Saúde e Ambiente pela mesma Universidade (2002). Atualmente é Consultora Legislativa/ Meio Ambiente da Assembléia Legislativa do Estado do Maranhão, Presidente do Instituto Maranhão Sustentável e gestora do Casa d'Arte Centro de Cultura. 



Tem experiência na área de assessoramento de Gestão e Planejamento Estratégico, Tático e Operacional de Políticas Públicas, especialmente Ambiental e de Recursos Hídricos.


LUIS LIMA – Cantor, Compositor e Poeta. Gravou dois CDs: “Palavrando” (2007) e “Expresso de Letras” (2010), ambos com arranjos do maestro Henrique Duailibe; e um livro: “Arrumador de palavras” (2012). Tem sua trajetória vivenciando a poesia música da Bahia, Rio de Janeiro, São Luis, e Santiago, no Chile. Ora em carreatas culturais, ora em festivais e mostras de música e poesia, ora em poesias no poste, ora como colunista de blog e site de cultura e arte. Em busca de fortalecer o ativismo cultural no Estado é associado do Instituto Maranhão Sustentável e é idealizador do Casa d’Arte Centro de Cultura. 



Sobre ele mesmo, falando em seu “pretexto” no livro “Arrumador”: ... “sou filho do tempo e pelo tempo afora me debrucei na construção da minha coleção de letras. letra a palavra pela mente de giração... sou simplesmente lírico, amador poético, feitos em poesia somos todos nós. aprendi a fazer, desfazer e a refazer músicas, num instante tive medo de cantar... me descobri arrumador de palavras, o meu melhor ofício nesse tear chamado arte...”

MUSEU VIOLETA PARRA é a concretização de um desejo que por anos possuiu os filhos da artista, Isabel e Ángel Parra, que através da Fundação Violeta Parra e após um longo trabalho, conseguiram reunir as obras que hoje são exibidas neste espaço, muitas das quais estavam dispersas por diferentes pontos do planeta devido à natureza generosa da artista, que as presenteava a seus amigos e conhecidos.


As obras de arte foram entregues em comodato à Fundação Museu Violeta Parra, criada em 2014 especialmente para conservar, restaurar, difundir e valorizar o legado desta grande criadora chilena.
O edifício é uma obra pública financiada pelo Estado chileno e foi inaugurado no dia 4 de outubro de 2015 – 98 anos após o nascimento da artista – em cerimônia presidida pela Presidenta Michelle Bachelet. 


É um espaço desenhado pelo arquiteto Cristián Undurraga, que permite tomar contato com o enorme legado artístico, social e cultural que Violeta Parra deixou ao Chile e ao mundo.


Serviço:
INTERCÂMBIO CASA D'ARTE E MUSEU VIOLETA PARRA
Luis Lima e Luzenice Macedo: Cultura, Poesia e Música de São Luis do Maranhão
Dia: 27 março (domingo) às 16:00
Local: Museu Violeta Parra – Auditório Antar (Vicuña Mackenna 37, Santiago, Chile).
Entrada gratuita com retirada prévia de convites.
Não é permitida a entrada após o início da apresentação.
Telefone: (56 2) 2 355 46 00


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gilberto agradece pela sua participação no Blog Voz da Raposa.