quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Sesc está com i​nscrições abertas para ​a Oficina ​"Dramaturgia em dança: fazer, escrever, aparecer" ​

A educação permeia todas as áreas de atuação do Sesc. Focado no aperfeiçoamento do fazer artístico, a instituição está com inscrições abertas para a oficina prático-teórica. 

"
​​
Dramaturgia em dança: fazer, escrever, aparecer", ministrada pela bailarina, performer e jornalista Priscila Maia, do Rio de Janeiro. Com vagas limitadas, o minicurso acontece de 04 a 07 de agosto, das 14 às 19 horas, na Guest House (Rua da Palma, nº 142, Praia Grande). Inscrições gratuitas pelo email cultura.sescdeodoro@gmail.com.

Destinado a artistas da dança (coreógrafos, dançarinos, performers, figurinistas, iluminadores e cenógrafos), como também artistas de outras linguagens artísticas (atores, pintores, fotógrafos, cineastas, produtores), estudantes e interessados em geral, com idade a partir de 18 anos, a oficina "Dramaturgia em dança: fazer, escrever, aparecer" integra a 2ª etapa do projeto Sesc Dramaturgias e visa trabalhar as questões envolvidas nas palavras que a tecem.

O objetivo é sensibilizar e experimentar a partir da escrita de gestos no tempo e no espaço. Ao longo dos quatro dias, serão apresentados tópicos que ajudarão a ampliar o entendimento do termo dramaturgia a partir da observação de trabalhos em dança contemporânea e em outras artes, como a fotografia e o cinema. 

Os participantes realizarão exercícios práticos para materializar os temas, construindo um espaço onde as singularidades atuem em comum.  Por esse motivo, devem comparecer com roupas confortáveis para as práticas com o corpo e exercícios no chão.

 Priscila Maia é bacharel em jornalismo e roteirista. Desde 2003 dedica-se às artes vivas e integradas. No seu currículo artístico, dentre as suas realizações, está a sua passagem pela Lia Rodrigues Companhia de Danças como intérprete - criadora por três anos, ganhou a segunda colocação no I Concurso Curtas de Bolso Tela Brasil (2010), foi contemplada com o Prêmio de Apoio à pesquisa e criação artística com o projeto “Desejo que fuja” e é fundadora e artífice do Fórum Permanente de Dança do Rio de Janeiro.

Sesc promove o Workshop Fotografia, História e Cultura Visual

Com as inovações e o aprimoramento do olhar do sujeito quanto à sociedade, novas formas de transcrever a história têm surgido e uma delas são os registros fotográficos, que de forma crítica buscam construir uma trajetória social. Alicerçado no compromisso de promover conhecimentos ampliados e renovar técnicas de metodologia, o Sesc promove o “Workshop Fotografia, História e Cultura Visual” nos dias 4 e 5 de agosto. Ministrado pelo renomado professor e pesquisador José Oliveira da Silva Filho, no Auditório Sesc Deodoro, as inscrições são gratuitas e podem ser realizadas na Galeria de Arte do Sesc.
 
O workshop pretende discutir o uso da fotografia como fonte no campo da história, arte e ciências sociais. O ministrante apresentará de forma crítica o papel construtivo da imagem fotográfica na perspectiva documental para a construção de cenários de fatos históricos e memória da vida.
 
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas na Galeria de Arte do Sesc ou pelo telefone 3216-3830. Com vagas limitadas, não há pré-requisitos para a participação. A carga horária do workshop é de 8 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gilberto agradece pela sua participação no Blog Voz da Raposa.