segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Cantata Natalina UFMA 50 anos

A celebração de natal da Universidade Federal do Maranhão (Ufma) vai presentear a cidade de São Luís com a realização da Cantata Natalina Ufma 50 anos. Músicas natalinas serão interpretadas por mais de 150 coralistas e músicos do Coral Ufma, Coral São João, Madrigal Santa Cecília e da Camerata da Ufma nesta terça-feira (20), às 18h, na Praça Gonçalves Dias, Centro histórico da capital maranhense.

A Cantata Natalina é uma promoção da Ufma, com realização da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Empreendedorismo (Proexce), por meio do Departamento de Assuntos Culturais (Dac), com apoio cultural da TV Ufma, Universidade Fm e Fundação Sousândrade. A diretora do DAC e coordenadora da Cantata, Fernanda Santos Pinheiro, informa que o evento amplia o importante papel social da instituição.

“Por meio dos projetos de extensão Coral Ufma, vinculado a Proexce/Dac, e da Camerata da Ufma/Departamento de Música, e grupos convidados a Universidade presenteará a população com mais este belo espetáculo musical”, disse a diretora. O Coral Ufma realizou a sua primeira apresentação em 28 de julho de 1973, na inauguração da sede da reitoria da UFMA, à época no Palácio Cristo Rei.

A Associação Cultural Madrigal Santa Cecília apresentará uma seleção das mais belas melodias entre sacras e populares, antigas e modernas para que a plateia aprecie a evolução musical e o modo de compor, privilegiando ora a melodia ora o ritmo, elementos que caracterizam o modo como os povos se utilizam da música natalina para expressar seus sentimentos. A regência é de Giovanni Pelella.

Criado pelos frequentadores da Igreja de São João Batista, em São Luís (MA), o Coral São João, regido pelo maestro Fernando Elias Mouchreck, é um grupo independente de canto, fundado em abril de 1977, que vem desenvolvendo atividades artísticas e culturais com o propósito de levar o canto coral do Maranhão a todos os amantes da música. Tem em seu currículo mais de 2.500 apresentações e oito shows.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gilberto agradece pela sua participação no Blog Voz da Raposa.