terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Prefeito reeleito de Sítio Novo (MA), João Piquiá quer modernizar a educação

O prefeito de Sítio Novo (MA) tem o desafio de continuar empreendendo as mudanças que vinham dando certo durante seu primeiro mandato no comando do município. João Carvalho dos Reis, o João Piquiá (PRB), foi reeleito no pleito de 2016 com 52,78% dos votos válidos e atribui sua reeleição à prestação de serviços essenciais à população.
Natural de Sítio Novo, que fica na região central do Maranhão, o republicano exerceu atividades de empreendedorismo na cidade, contribuindo com o desenvolvimento do comércio local. Como prefeito, obteve reconhecimento por suas ações. Foi ele o primeiro gestor a implantar um hospital no município que tem 54 anos de emancipação. Com transparência e seriedade, João Piquiá promete dar continuidade ao trabalho bem-sucedido que vem desenvolvendo com novos investimentos em áreas como saúde e educação.
Confira a entrevista na íntegra, concedida à Agência PRB Nacional:

ENTREVISTA

Agência PRB Nacional – Prefeito, a que o senhor atribui sua reeleição, mesmo com as dificuldades de campanha e o momento difícil que o País enfrenta?
João Piquiá – Temos feito exatamente aquilo que planejamos para o município. A política tem que mudar, precisa ser diferente e temos feito isso. Os prefeitos corruptos têm sido banidos pelo povo. Na administração pública não tem segredo, o que falta é a honestidade para a maioria dos gestores. A nossa população viu em nós um diferencial e isso foi fundamental. O povo viu que no município tem como trabalhar e trabalhar bem, desde que você trabalhe de forma responsável com o dinheiro público.

Agência PRB Nacional – Quais ações de seu governo o senhor acredita que foram cruciais para obter sua credibilidade ?
João Piquiá – A construção do hospital municipal com 29 leitos, com recursos próprios, foi uma delas. Sem dúvida foi uma das grandes vitórias para a população, pois a cidade tem 54 anos e nenhum outro prefeito havia cuidado disso. Enquanto a saúde hoje no Brasil está um caos, nós estamos com 29 leitos equipados para atender à população. A partir deste mês, vamos realizar cirurgias de histerectomia, vesícula, apêndice e cesariana. Vamos fazer aqui o básico. Antes, as pessoas precisavam se deslocar 120 km para a região de Imperatriz. Vamos priorizar o atendimento, temos, ainda, o programa Mais Médicos, que é louvável e está atendendo a população do interior. Estamos fazendo também mais três postos de saúde no interior para manter uma saúde melhor. Então, o nosso trabalho na saúde, com certeza, foi um dos grandes diferenciais.

joao-piquia-prefeito-sitio-novo-ma-entrevista-fotos-cedidas-02-02-2017-02
Agência PRB Nacional – De que forma pretende reformular a educação, conforme consta no seu plano de governo?
João Piquiá – A nossa meta agora, como já resolvemos boa parte da questão da saúde, é investir na educação, em estradas e segurança. Já estamos qualificando nossos professores para realmente termos uma educação diferenciada aqui em nosso estado. Estamos reciclando todos eles, vamos ter palestras, muitos cursos com professores renomados para que possamos evoluir ainda mais na nossa educação. Já evoluímos muito, mas ainda há muito a se fazer. Quando assumimos o primeiro mandato, existiam escolas de palha. Hoje, graças a Deus, não tem mais nenhuma em nosso município. Com a ajuda de nossos deputados e senadores, vamos conseguir investir em todos os setores. Estamos trabalhando para conseguir investimentos que contemplem a juventude, o que também vai diretamente ao encontro dessa questão da educação.

Agência PRB Nacional – Neste primeiro mês de mandato, que balanço o senhor apresenta para a população de Sítio Novo?
João Piquiá – Esses primeiros 30 dias foram tumultuados, pois tratou-se de toda a questão da organização. A gestão continua a mesma, mas os recursos estão escassos. Nesta semana, conseguimos organizar todas as contas do município para que possamos dar andamento à gestão. Houve atrasos nas contas por conta da burocracia do Banco do Brasil, mas agora estamos colocando tudo nos trilhos.

Agência PRB Nacional – O que será feito para melhorar a vida do agricultor?
João Piquiá – Estamos com um projeto para iniciarmos com 20 famílias o plantio de melancia. Já estive no Banco do Brasil e na Caixa Econômica Federal viabilizando o recurso para esse projeto. Temos uma área de 380 hectares onde vamos fazer cinco alqueires de mandioca com casa de farinha, para atender nossa demanda. Temos também a Fundação Banco do Brasil, que está disponibilizando um auxílio para que apliquemos mais recursos na merenda escolar.

Agência PRB Nacional – O desemprego está em alta no País. Em alguns municípios pequenos a situação é ainda pior. Como alavancar a geração de emprego e renda na cidade?
João Piquiá – Estamos tentando parcerias com a iniciativa privada e um de nossos objetivos é atrair alguma indústria para o município para que possamos investir e gerar emprego para os nossos munícipes.

Agência PRB Nacional – Como é sua relação com o PRB?
João Piquiá – Tenho dois anos no PRB. Entrei no partido por convite do deputado federal Cleber Verde, pessoa que representa muito bem nosso Maranhão. Estamos nessa luta juntos, em uma parceria bem sólida. É um partido que está crescendo bem e esperamos que se mantenha firme para que possamos contribuir com o País e ter mais responsabilidade com aquilo que estamos defendendo.

Agência PRB Nacional – A população de Sítio Novo pode esperar um segundo mandato ainda melhor do que o primeiro?
João Piquiá – A política tem que mudar e dou exemplo de sítio Novo. Se eu fiz uma boa gestão sem experiência pública, acredito que neste novo mandato vou fazer três vezes mais. É mais experiência, pelos líderes políticos que temos contato hoje, pelo partido que estou, que tem à frente o deputado Cleber Verde, acredito na capacidade do nosso partido e que possamos realmente somar para o desenvolvimento de nossa comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gilberto agradece pela sua participação no Blog Voz da Raposa.