sexta-feira, 17 de março de 2017

Jefferson Portela e o prefeito de Ribamar, Luís Fernando, assinam termo de compromisso para instalação de escolas militares na região


A Secretaria de Segurança Pública e a Prefeitura de São José de Ribamar por meio do Secretário de Segurança Pública Jefferson Portela e o Prefeito Luís Fernando  assinaram um Termo de Compromisso juntamente com o Comandante do Corpo de Bombeiros Célio Roberto, onde na ênfase está a implantação de Programas e ensino voltados ao combate a violência e prevenção de drogas nas escolas da rede municipal. O encontro aconteceu na sede do Instituto Estadual do Maranhão – IEMA, em São José de Ribamar, nesta quinta-feira (17), por volta das 11hs.

O Termo de Cooperação Técnica, em síntese, é a implantação de duas escolas militares no município de São José de Ribamar. A ação da integração das escolas, sem dúvida serve de referência e amplia o projeto de segurança para as escolas municipais. A priori, as primeiras escolas a receberem o projeto em São José de Ribamar foram o Liceu Ribamarense II e Diomedes Pereira, ambos localizadas em São José de Ribamar.

Durante a solenidade, o prefeito de São José de Ribamar, Luís Fernando, agradeceu os presentes e enalteceu a segurança pública na pessoa do Secretário de Segurança Jefferson Portela, como sendo o amigo de São José de Ribamar, representando o Governador Flávio Dino. Na oportunidade, o prefeito disse ainda, que “A implantação de Programas e ensino voltados ao combate a violência e prevenção de drogas nas escolas da rede municipal, como sendo o Liceu Ribamarense II, e o Diomedes Pereira, uma escola tradicional da região.  A proposta entre a parceria com o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar para as escolas de ensino, é o resgate da população ribamarense, pois precisamos resgatar os princípios de ética, da moralidade pública, do patriotismo, do civismo e da responsabilidade social dentro das escolas”.

Resgatando as escolas Ribamarenses

No ensejo, o Secretário de Segurança Pública Jefferson Portela ressaltou que “Quero transmitir o abraço fraterno do Governador Flávio Dino a todos, e dizer que este evento é de alta relevância para a cidadania maranhense e para o município de São José de Ribamar. As ações aqui em Ribamar nada é que a prevenção primária. Temos que esquecer a ideia que reduzir a violência e a criminalidade não é problema de polícia. Mas sim de Estado, e São José de Ribamar escolheu um homem de Estado; e essa escolha da cidadania nos permite ver, o que está acontecendo hoje, esta ação em prol dos alunos do município de São José de Ribamar” sinalizou Jefferson Portela.  O secretário de segurança usou a expressão de Martin Luther King, a qual propagava: “Não se preocupava com o grito dos maus, mas se preocupava com o silêncio dos Bons”. Ele disse ainda, que “Na pressa de quem considera o tempo útil, se for usado o mais rápido possível, pois o tempo perdido dessas crianças, que não tiveram escolas nesse porte, é prejudicial ou quase irrecuperável. Temos que resgatar o futuro dessas crianças”, finalizou o Secretário de Segurança Pública.





Presente ainda no evento, o Comandante Célio Roberto, que ponderou acerca da implantação da Escola Militar no Município de São José de Ribamar. “Esta solenidade é uma integração maior entre o Governo do Estado, a Segurança Pública e a Prefeitura municipal de São José de Ribamar, onde investir em educação é o caminho. O governador Flávio Dino tem criado escolas militares, onde duas destas estão sendo implantadas aqui na região. Queremos lhe agradecer pela iniciativa”. Estamos hoje assinando este Termo de Cooperação Técnica, a qual honra a corporação e engrandece sobremaneira as nossas atividades”, concluio.

Exposegma

Na oportunidade também foram apresentados os programas “Exposegma”. O Exposegma, é uma exposição que existe há 14 anos e mostra a segurança no Maranhão. A exposição tem como objetivo principal levar a conhecimento da população, os trabalhos desenvolvidos por cada uma das instituições que compõe o aparato da segurança pública, bem como, promover uma melhor integração com a população, tendo como ferramenta, palestra sobre o combate as drogas e a violência, realizadas em escolas e comunidades.


Pacto da Paz 

O Superintendente do Interior e Coordenador do Projeto Pacto pela Paz, Dicival Gonçalves, informou que “Além de coordenar as ações da Polícia Civil no Interior contra as ações inibidoras contra o crime nos municípios maranhenses, estou responsável também em levar o programa do Governo do Estado, na pessoa do Governador Flávio Dino, que fora instituído pela Lei 10.387, do 21 de dezembro de 2015.


O Pacto pela Paz é uma articulação maior entre as forças de segurança e a sociedade civil e organizada, para as comunidades, almejando ainda os municípios maranhenses. O objetivo maior é estreitar o relacionamento com a segurança pública. No Pacto Pela Paz está inserido o Comandante da Polícia Militar da região, o Delegado de Polícia, O Corpo de Bombeiros e a Guarda Municipal; para que juntos possamos traçar essas políticas de aproximação pela segurança pública. O foco maior é no atendimento das forças de segurança para com as comunidades”, enfatizou o Dircival Gonçalves.

Ainda durante o discurso, o superintendente Dircival Gonçalves falou dos projetos da “Exposegma e Pacto Pela Paz”. A Exposegma tem um trabalho de divulgação das ações da segurança pública. Estes trabalhos ocorrem com exposições e palestras, tanto na capital como nos municípios maranhenses. A exposição levar, os trabalhos desenvolvidos por cada uma das instituições que compõe o aparato da segurança pública, bem como, promover uma melhor integração com a população, tendo como ferramenta, palestra sobre o combate as drogas e a violência.

Patrulha Maria da Penha

A Comandante do Batalhão de Segurança Comunitária Coronel Augusta, participou do evento Convite da EXPSEGMA, onde na oportunidade fez uma explanação sobre as atividades desenvolvidas pelo Comando de Segurança Comunitária, que são  O PROERD, Ronda  Escolar e Patrulha Maria da Penha, momento em que  fez a apresentação dos policiais que compõem a Patrulha Maria da Penha.


Prefeito Luis Fernando,Coronel Augusta, Coronel Célio Roberto
Estiveram presentes ainda na solenidade, o vice-prefeito, Eudes Sampaio; a Juíza Tereza Cristina; o delegado de Polícia Civil Lawrence Melo; Cel. Augusta; o delegado Jader Alves, delegado da cidade; Marlene Monroe, representando a câmara municipal, juntamente com os vereadores, Salis e Naide Barbosa; Carlos Henrique, diretor das promotorias de São José de Ribamar; A professora Flávia, representando a Secretaria Municipal de Educação, o Cel. Araújo, e representantes da Polícia Rodoviária Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gilberto agradece pela sua participação no Blog Voz da Raposa.