segunda-feira, 17 de abril de 2017

Sesc celebra o Dia Nacional do Livro Infantil com contações de histórias e lançamento de livro

A leitura é um importante instrumento de educação, permitindo ao ser humano mergulhar no universo do conhecimento, heranças sociais e culturais, assim como no mundo encantado onde habitam os contos, fábulas e ficções. Instituído como o Dia Nacional do Livro Infantil, 18 de abril é a data que marca o início do projeto Sesc Leitura Literária, que apresenta uma dinâmica programação que visa despertar o gosto pela leitura entre as crianças. As atividades acontecem no turno matutino e vespertino da Unidade Sesc Deodoro.
Homenageando o escritor infantojuvenil Monteiro Lobato, o Dia Nacional do Livro Infantil no Sesc no Maranhão será comemorado com uma programação muito especial e divertida. Contando com a participação de Jonas Ribeiro, das 9 às 10h30 e das 14 às 15h30 o autor paulista contará histórias para estudantes da rede pública de ensino na Área de Vivência do Sesc Deodoro e lançará nacionalmente em solo maranhense o livro infantil “João, Maria e o Caminho” com sessão de autógrafos. 
Formado em Língua e Literatura Portuguesas pela PUC-SP, Jonas Ribeiro visitou várias cidades do país, levou a alegria e o encanto do universo das letras por meio de diversos projetos sociais onde em troca do saber recebia itens para doação para alas pediátricas de hospitais e casas de apoios, assim como ampliou o acervo de bibliotecas e salas de leitura menos favorecidas. Ministrou também uma gama de cursos e oficinas sobre a literatura infantil, lançou mais de cem obras literárias, contou histórias em mais de mil escolas e sonha em contribuir para que o Brasil se torne um país com um número considerável de leitores apaixonados pelo conhecimento, pela arte.


A programação do Sesc Leitura Literária acontece até o dia 28 de abril. Além da programação de abertura, o escritor e contador de histórias Jonas Ribeiro participa da agenda ludo educativa no dia 19 de abril, das 8h30 às 11h30, ministrando a oficina de leitura “Um escritor coloca a boca no trombone e revela segredos mirabolantes de seus personagens” voltada a estudantes do ensino fundamental menor e das 14 às 15 horas realiza contações de histórias seguida de bate papo literário com os alunos da Educação Infantil do Sesc e no dia 20 de abril finaliza a sua participação com a oficina “Histórias para rir, refletir e sonhar” destinada a pais, bibliotecários e professores da educação infantil e ensino fundamental em duas turmas - uma das 9 às 12 horas, outra das 14 às 17 horas, no Auditório do Sesc Deodoro.

Monteiro Lobato
Monteiro Lobato foi o primeiro escritor da literatura infantojuvenil a perceber a necessidade de inserir nas histórias para as crianças e os jovens elementos da cultura nacional, como os costumes do povo do interior e as lendas de nosso folclore. Foi também o precursor da literatura paradidática, cuja principal característica é permitir que a criança aprenda enquanto brinca e lê. Além de suas obras, o autor também traduziu e adaptou clássicos mundiais como Alice no País das Maravilhas e Robin Hood.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gilberto agradece pela sua participação no Blog Voz da Raposa.