sábado, 6 de maio de 2017

EXPOSEGMA - A cidade de Raposa sediou a primeira Exposição das Forças Policiais do Estado do Maranhão do ano de 2017

A cidade de Raposa sediou a primeira Exposição das Forças Policiais do Estado do Maranhão do ano de 2017. O evento aconteceu na escola Santo Santo Antônio, contou com o apoio da Prefeitura e atraiu centenas de pessoas da região. Estiveram presentes varias autoridades como, o Capitão Raimundo Lopes, padre da cidade, Delegado Dicival Gonçalves, Coordenador do Pacto Pela Paz, O Perito Miguel Alves, Superintendente da SPTC, o Comandante do 13º BPM, Coronel Alexandre, o Comandante Geral da PM, Frederico Pereira entre outras autoridades.

A exposegma tem como objetivo aproximar as comunidades dos órgãos que compõem a Segurança Pública, realizar campanhas preventivas, educativas e palestras no combate às drogas e à violência, nas escolas e nos bairros, criando laços de confiança mútua entre o poder estatal e o cidadão.

Durante a solenidade de abertura da Exposição de Segurança Pública do Maranhão (Exposegma) realizada nesta sexta-feira (05) no município de Raposa, o Secretário de Segurança Pública do Estado, Jefferson Portela, apresentou doze novos policiais para atuarem no combate a criminalidade na cidade.

“Podem começar a fugir, podem tentar se esconder, mas nós vamos prender todos os criminosos que aterrorizam a sociedade de Raposa”, assegurou Portela durante o evento que visa divulgar as ações e proporcionar a aproximação entre as Forças de Segurança do Estado e a população.

O projeto ExposegMA teve início a partir das 8h e seguiu até o fim da tarde as 17h, na Escola Santo Antônio. Contou com a realização de trabalhos do Instituto de Identificação do Maranhão(IDEM),Corpo de Bombeiro, Polícia Militar, Batalhão de Choque, Batalhão Ambiental, ICRIM, Cavalaria, Ronda Escolar, Icrim, Procon, Instituto Medico Legal(IML), Marinha, Exército, Aeronáutica, Disque Denúncia, ILAF, Grupo Tático Aéreo, Grupo de Escolta GEOP, IGF, além de apresentações na área cultural e desfile do Batalhão Infantil.

Ainda durante o evento, aconteceu a descida do helicóptero do GTA, aferição de pressão, atualização da carteira de vacina, vacinação contra a influenza, medição de glicemia, distribuição de preservativos, expedição de Carteira de Identidade, primeira e segunda via grátis e muito mais.

Para a prefeita Talita, a Exposegma de fato contribui com sua finalidade maior na comunidade. “Percebemos como é importante essa aproximação da comunidade com as forças de segurança, provamos mais uma vez que realmente ajuda a população resolver suas demandas, no quesito segurança pública”, afirmou a prefeita.

Não poderíamos deixar de destacar  o excelente trabalho da SPTC, na Exposegma em Raposa. 
Foi apresentado material relativo a local de crime, drogas, cadáveres, genética forense e impressão digital. Além disso foi feita a simulação de um local de crime com todo o aparato para o isolamento de local, demonstrando para a comunidade a importância da preservação da cena de crime visando o seu esclarecimento e a identificação do autor do fato para o devido julgamento e aplicação da Justiça. Foram emitidas ainda mais de 200 carteiras de identidade.

Estiveram presentes o Instituto Laboratorial de Análises Forenses - ILAF; Instituto Médico Legal - IML; Instituto de Genética Forense - IGF; Instituto de Criminalística - ICRIM e Instituto de Identificação.

O trabalho de emissão de carteiras de identidade terá continuidade hoje no bairro Pirâmide para atender o restante da população

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gilberto agradece pela sua participação no Blog Voz da Raposa.