quinta-feira, 6 de julho de 2017

Procon Móvel atende consumidores de Raposa este mês

O Procon Móvel está atendendo, este mês, moradores de dois municípios da Região Metropolitana de São Luís: Raposa e São Luís. A promoção é do Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Estado do Maranhão (Procon/MA). 

Na Raposa, Procon Móvel atenderá no Centro de Ensino Joaquim Aroso (Rua da Lavanderia, nº 129, no Centro da cidade, em frente à Praça da Raposa), de 11 e 12 de julho.

Entre os serviços, a expedição de documentação básica para o consumidor, um dos pontos mais importantes do Procon Móvel, segundo o presidente do Procon/MA e do Viva, Duarte Júnior. “Com as unidades móveis, temos avançado por todo o Estado, deixando os serviços mais próximos da população. A cada nova edição, aprimoramos ainda mais as nossas ações, garantindo mais comodidade, facilidade e acessibilidade a todos os maranhenses”, afirmou o presidente.

Os moradores terão acesso à emissão da 1ª e 2ª via do RG, inscrição e consulta do CPF, antecedentes criminais e serviços do balcão do cidadão, que incluem emissão de boletim de ocorrência, consultas (NIT, PIS/PASEP, bolsa família), inscrições em concursos e outros serviços on-line. A formalização de denúncias contra empresas e a orientação de consumidores e fornecedores, também, poderão ser realizadas.

Para acessar os serviços do Viva, o cidadão deve estar com os documentos originais. Para solicitar o RG, é necessário apresentar a original da certidão de nascimento ou certidão de casamento – a emissão da 1ª via do documento é gratuita. A taxa para 2ª via custa R$ 32,83, mas pode ser gratuita caso o cidadão apresente boletim de ocorrência provando roubo ou furto, ou comprovante de cadastro no CadÚnico do Governo Federal, como o cartão Bolsa Família.

No caso do CPF, o solicitante deve apresentar certidão de nascimento ou de casamento. A inscrição é gratuita, assim como a segunda via. Vale lembrar que, para menores de idade, é indispensável o acompanhamento dos pais ou responsáveis.

Para formalizar denúncias contra serviços e empresas privadas, o consumidor deve estar de posse de original e cópia dos seus documentos, além de portar, também, os comprovantes da denúncia (como faturas, contratos, notas fiscais e números de protocolo).

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