segunda-feira, 4 de setembro de 2017

DENÚNCIA ANÔNIMA: FERRAMENTA ESSENCIAL NO COMBATE À CRIMINALIDADE NO MARANHÃO

Seja de qualquer lugar ou canal, a denúncia tem se tornado a principal ferramenta utilizada pela população em parceria com a pasta da segurança pública do Maranhão. Os relatos que chegam pelo serviço 190 do Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS) e no Disque Denúncia estão sendo fundamentais na execução de prisões de criminosos, apreensões de drogas, armas, na elucidação de crimes, a exemplo homicídios, latrocínios e estupros.
Em todo o ano de 2016, a Central de Disque Denúncias recebeu 11.074 denúncias, sendo que neste ano de 2017 só no primeiro semestre já foram contabilizados 4.164 relatos de atos criminosos. No ranking das denúncias, os crimes mais denunciados pela central são tráfico de drogas, violência contra a mulher, barulho, roubo/furto de transeuntes (modalidade de crime que não deixa vestígios) violência contra o idoso, localização de foragidos da justiça, homicídios consumados, maus tratos contra animais, estelionato e danos ao meio ambiente.
Ainda no ano de 2016, as denúncias auxiliaram na prisão de 632 criminosos. Vale ressaltar que neste ano de 2017 já foram presas 222 pessoas suspeitas por praticarem alguma modalidade criminal.
O processo da denúncia se inicia quando as informações são repassadas via telefone ou aplicativos. Após o recebimento da ocorrência, a mesma é cadastrada na central de atendimento onde é gerado um protocolo, que serve para o denunciante acompanhar o andamento da denúncia ou até mesmo para inserir novas informações. A denúncia concretizada, logo é repassada para o setor responsável por distribuir o fato para os órgãos competentes que vão apurar em campo o relato anônimo.
Foi dessa maneira que a Polícia Civil, através do aplicativo WhatsApp da Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico (SENARC), conseguiu apreender, em junho deste ano, cerca de 300 quilos de maconha no município de Raposa, região metropolitana de São Luís. A carga estava avaliada em aproximadamente 500 mil reais.
Com apoio da sociedade, as polícias desencadeiam ações baseadas em denúncias anônimas que são apuradas. A toda denúncia que chega na central é dado um encaminhamento sigiloso. A população pode confiar, ter paciência e insistir nas denúncias, pois o sigilo do denunciante é garantido pelo setor do Disque Denúncia do Maranhão.

Veja abaixo algumas ferramentas para o ato da denúncia:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gilberto agradece pela sua participação no Blog Voz da Raposa.