quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Sesc Partituras traz espetáculo com repertório que viaja pelo choro e música erudita neste sábado

A música tem o poder de emocionar, cativar e despertar emoções em pessoas de todas as idades e épocas e os benefícios não param por aí: uma boa canção faz bem também para o corpo e mente. Com uma diversidade de ritmos e estilos, o Sesc Partituras resgata e difunde essa linguagem que faz parte do patrimônio cultural do país através de um acervo virtual com acesso gratuito. Com um repertório de oito canções dessa biblioteca musical pluralista, o Grupo Instrumental Pixinguinha e Rose Mary Fontoura fazem um passeio pelas melodias do choro e do piano. A apresentação acontece neste sábado, dia 07 de outubro, no Cine Praia Grande – Centro de Criatividade Odylo Costa Filho, às 18 horas.
No concerto, uma seleção sofisticada de canções foi compilada para surpreender e emocionar o público durante a apresentação. Os artistas convidados irão reinterpretar clássicos da música brasileira, como canções de Chiquinha Gonzaga e Jorge Cardoso. O evento tem classificação livre e a entrada é gratuita.

O Grupo Instrumental Pixinguinha, que é uma das atrações do espetáculo, um dos mais tradicionais grupos representativos da Escola de Música do estado do Maranhãovem atuando há 27 anos em São Luís e está presente em diversos espaços artísticos da capital. Sua atuação estende-se ainda ao interior do Maranhão e a outros estados com o objetivo de difundir e divulgar um dos primeiros gêneros musicais brasileiros, o choro. O grupo é também um dos principais fundadores do “Clube do Choro do Maranhão”, movimento de artistas locais que reacendeu o movimento chorístico em São Luís. O grupo é integrado por Raimundo Luiz, no Bandolim, João Neto, na flauta transversal, Domingos Santos, no violão de sete cordas, Nonatinho, na percussão, Juca do Cavaco, no cavaquinho e Rose Mary Fontoura, no Piano.

Já na cidade do reggae, a maranhense Rose Mary Fontoura escolheu o piano e tornou-se camerística e co-repetidora. Estudou em São Luís e Brasília, aperfeiçoando suas habilidades em outras grandes capitais. Com vasta experiência, o seu currículo reúne o acompanhamento de músicos nacionais e internacionais, grupos de câmara, cantores e instrumentistas, concertos e recitais. Atualmente, Rose Mary éreconhecida pela atuação em todos os eventos de música erudita no estado, conhecimento esse transmitido para os alunos da Escola de Música do Maranhão, onde leciona e é responsável pela formação e pianistas de nível fundamental e técnico.

Sesc Partituras

O Sesc Partituras é um projeto desenvolvido pelo Departamento Nacional do Serviço Social do Comércio e realiza ações sistemáticas nos estados através dos Departamentos Regionais. Pensado como uma biblioteca virtual, a iniciativa iniciou em 2007 e desde então preserva e difunde o patrimônio musical brasileiro por meio da digitalização e disponibilização de partituras dos principais compositores brasileiros e também de artistas desconhecidos que ainda não possuem presença marcante no cenário musical do país.

Em 2010, o projeto passou por uma reestruturação visando à ampliação de seu alcance por meio da criação de um site que disponibiliza o acesso gratuito às partituras. Com um sistema eficiente de busca, é uma excelente ferramenta para estudantes, professores, músicos e pesquisadores. Além da consulta, o site www.sesc.com.br/sescpartituras possui um catálogo com informações das composições, visualização e oferece a possibilidade de download integral de cada obra musical.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gilberto agradece pela sua participação no Blog Voz da Raposa.