segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Arquidiocese de São Luís realiza Assembleia Arquidiocesana de Pastoral

A Arquidiocese de São Luís, realizou de 10 a 12 de Novembro, na Casa de Retiro Oásis, no bairro da Aurora, a sua XXVIII Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, que teve como tema iluminador este ano, a " Iniciação a vida cristã" .

O objetivo principal da Assembleia foi, "trabalhar com Clareza, Consciência e o Compromisso de ser uma Igreja missionária, profética e solidária, que vai ao encontro daqueles que ainda não participam ativamente da vida eclesial, seja na área urbana ou rural, mas que trazem no coração o desejo de conhecer mais de perto aquele que salva a nossa vida, através de cada prioridade e atividade do nosso plano de pastoral que tem como ponto de convergência e eixo condutor Igreja em estado permanente de missão ".

Além do Arcebispo Metropolitano, Dom José Belisário da Silva, e do Bispo Auxiliar, Dom Esmeraldo Barreto de Farias, participaram ainda, da Assembleia, 34 padres diocesanos, 23 padres (Congregação), 5 religiosas, 4 diáconos permanentes, 4 seminaristas, 51 leigos representando suas Paróquias, 23 leigos representando segmentos/Pastorais, 3 ouvintes e 5 membros das equipes de trabalho,  totalizando assim 154 participantes.

A programação do primeiro dia incluiu uma análise de conjuntura da realidade vivida, e os principais desafios enfrentados pela nossa sociedade, partilha da caminhada das Pastorais, Movimentos e Serviços, sendo que, 14 segmentos participaram deste momento, foi realizado ainda trabalho de grupos por Forania, para avaliação dos Planos Arquidiocesanos de Pastorais (2013 a 2016 e 2017), e ainda definições das datas para os repasses da Campanha da Fraternidade 2018. 

O segundo dia, foi iniciado com a Santa Missa presidida por Dom Esmeraldo Barreto, seguido de aprofundamento sobre o tema central da Assembleia.

Dom José Belisário, refletiu sobre o "Processo de Iniciação Cristã na história", e Dom Esmeraldo Barreto, tratou sobre o "Documento 107: Iniciação a Vida Cristã" .

Na segunda parte do dia, a Comissão Arquidiocesana para Animação Bíblico-Catequética apresentou de uma forma bem criativa, um breve histórico da Catequese na Arquidiocese, destacando os avanços e desafios. Foi realizado ainda mais um trabalho de grupo, para discussão das principais dúvidas e questionamentos, e ainda apontado soluções para essas dúvidas, a cerca da implantação do Itinerário Catequético nas Paróquias.

Na parte da noite foi realizada uma animada noite cultural, com a participação mais que especial do cantor maranhense Roberto Ricci, que animou os convidados com belas canções e toadas de boi.
O último dia da Assembleia foi iniciado com a Santa Missa presidida por Dom José Belisário da Silva.

Logo após foram retomadas as decisões sobre o Plano Pastoral (2017-2020), e um novo trabalho de grupo foi realizado, aonde desta vez as Foranias definiram como aprofundar o estudo do Projeto de Iniciação a Vida Cristã, nas Foranias e Paróquias, apontando ainda três nomes para facilitar a articulação em cada Forania. Foram definidos ainda os membros para formar a Comissão Arquidiocesana do Itinerário Catequético.

E após a avaliação, prestação de contas e avisos, a Assembleia foi encerrada com a benção final dada por Dom José Belisário. Após as metas traçadas agora é hora de unir as forças e seguir firmes na caminhada.

veja mais imagens:








Por: Duda Garcês

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gilberto agradece pela sua participação no Blog Voz da Raposa.