sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Governo realiza ação de prevenção às DSTs com trabalhadores do sexo e população em geral


A Secretaria de Estado da Saúde (SES) iniciou as ações de sensibilização e distribuição das camisinhas e gel lubrificante, com foco na prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) no período carnavalesco. Os primeiros pontos de visita foram o Mercado Central e adjacências, Prédio Oscar Freire e Mercado do Peixe. A blitz educativa faz parte da Campanha Com Saúde Todo Dia Tem Festa.


Para a coordenadora da Rede Brasileira das Trabalhadoras e Trabalhadores do Sexo, em São Luís, Maria de Jesus Costa, que atuou como parceira da ação, a iniciativa é para toda a população.

“Nosso objetivo é fortalecer a prevenção entre a população, em especial nos públicos chave e prioritário. As áreas que escolhemos possuem muitos prostíbulos e motéis. No caso, os profissionais do sexo estão considerados público-chave. Precisamos reforçar o uso da camisinha para prevenir na transmissão, não só da Aids/HIV, mas de outras doenças como sífilis e hepatites em toda a população”, disse a chefe do Departamento de DST/Aids da SES, Jocélia Frazão.



Estamos em pleno carnaval e sabemos da vulnerabilidade no período. Não é só a profissional do sexo que precisa se cuidar, todos que fazem sexo precisam fazer com segurança. A trabalhadora do sexo deixou de ser uma multiplicadora de doenças. Todos que não se cuidam são. Hoje, elas são multiplicadoras da prevenção, pois elas levam seus preservativos”, destacou.

O reforço da prevenção no carnaval é garantido, principalmente, com o acesso a preservativos masculino e feminino pela população. Nesta sexta, foram distribuídos 7.200 preservativos masculinos, 700 femininos e dois mil géis lubrificantes.

“Estamos disponibilizando esses insumos de prevenção. Aqui no Mercado, temos muitos trabalhadores que ficam na feira e não podem buscar em um serviço de saúde. além da informação, precisamos oportunizar o acesso a esses produtos”, afirmou a técnica do departamento Ana Luisa Borges.

O corretor Ronaldo Hissa aproveitou para pegar alguns preservativos masculinos. Para ele, a ação é importante para proteção da população. “É necessário para que possamos nos proteger mais e evitar doenças e uma gravidez. Sempre uso camisinha. As pessoas vacilam muito, eu mesmo já vacilei no passado”, comentou.

As ações de sensibilização e distribuição das camisinhas e gel lubrificante acontecerão em São Luís e demais municípios, com operações a serem executadas nos blocos de rua. A atividade reforça a orientação para o uso do preservativo, em todas as relações sexuais, o ano inteiro. Serão distribuídos dois milhões de preservativos durante o período carnavalesco em todo o Maranhão, além de gel lubrificante e material educativo.

Bloco da Saúde

Nesta sábado (3), profissionais da Secretaria de Estado da Saúde realizarão o Bloco da Saúde, a partir das 15h, na Fonte do Ribeirão. O encontro está inserido na estratégia da campanha Com Saúde Todo Dia Tem Festa.

A atividade realizará distribuição de preservativos e material educativo para os foliões nos blocos tradicionais nas ruas do Centro Histórico da capital maranhense.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gilberto agradece pela sua participação no Blog Voz da Raposa.