segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

SECRETÁRIO DE SEGURANÇA PÚBLICA PARTICIPA DA COLETIVA DE ABERTURA DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2018

Secretário de Segurança Pública Jefferson Portela, participou na manhã desta sexta-feira (16), da coletiva de abertura da campanha da Fraternidade 2018, na Igreja da Sé no Centro de São Luís. Esse ano a Igreja Católica vai trabalhar com o tema Fraternidade e Superação da Violência, e com o lema a ser fortalecido “Em Cristo somos irmãos (Mt. 23:8) ”.


A campanha inicia-se todos os anos logo após as festividades carnavalescas, na quarta-feira de cinzas, em âmbito nacional, regional, diocesano e paroquial, com a mensagem do Papa, da Presidência da CNBB e programas especiais, e vai até domingo de Ramos 25 de março de 2018 com a Coleta Nacional da solidariedade.“Essa campanha vem chamar a atenção para os dados alarmantes de violência no Brasil, nós estamos cada vez mais sentindo a insegurança do povo brasileiro, tanto nos espaços públicos como até mesmo nos espaços privados. Constata-se que se trata de uma questão de naturalização da violência, onde não nos assustamos mais, por isso, a campanha vem trabalhando essa questão da fraternidade e superação da violência, com o objetivo de iluminar e unir o povo brasileiro”.Relatou o Arcebispo de São Luís, Dom José Belizário.
A campanha também tem como objetivo construir a fraternidade, promovendo a cultura da paz, da reconciliação e da justiça, à luz da Palavra de Deus, como caminho de superação da violência. Com o apoio do governo e da Secretaria de Segurança Pública a campanha visa analisar as múltiplas formas de violência, especialmente as provocadas pelo tráfico de drogas considerando suas causas e consequências na sociedade brasileira; identificar, acompanhar e reivindicar políticas públicas para a superação da desigualdade social e da violência; e apoiar os centros de direitos humanos, comissões de justiça e paz, conselhos paritários de direitos e organizações da sociedade civil que trabalham para a superação da violência.
Segundo o Secretário de Segurança Jefferson Portela: “Nós da segurança pública em conjunto com o governo do Estado temos buscado adotar a sugestão da população, nos implementamos vários projetos no intuito de combater a criminalidade no Maranhão, um dos projetos é o PACTO PELA PAZ como um modo de superar a violência e o tráfico de drogas, esse projeto visa desenvolver o diálogo com a população, através do estreitamento das relações com as lideranças comunitárias, e a realização de cursos e oficinas para estimular a cultura de paz”.
O evento contou com a presença do Arcebispo Metropolitano Dom José Belizário da Silva, Jefferson Miller Portela e Silva, Secretário de Segurança do Estado, Padre Crizantonio Silva, Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, e Delso de Jesus, Coordenador Arquidiocesano de Campanhas. O evento contou com a presença de representantes das Pastorais Carcerária, Universitária, da Mulher, da Criança e do Idoso; participaram ainda, Padres, religiosas e autoridades convidadas.
A igreja Católica lançou oficialmente em São Luís a campanha no sábado (17), no Ginásio Poliesportivo Georgiana Pflueger, Castelinho, no Outeiro da Cruz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gilberto agradece pela sua participação no Blog Voz da Raposa.