segunda-feira, 23 de abril de 2018

BOMBEIROS MILITARES DO MARANHÃO CONCLUEM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SEGURANÇA PÚBLICA OFERECIDO PELA UFMA

Na noite da última segunda-feira (16) foi realizada uma cerimônia que marcou encerramento da 2ª turma do Curso de Especialização em Cidadania, Direitos Humanos e Gestão da Segurança Pública (Lato Sensu), 2015/2017. O evento ocorreu no Centro Pedagógico Paulo Freire, Campus Bacanga, onde foram entregues os certificados de conclusão aos 54 concludentes.
A cerimônia contou com a presença da Reitora da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, professora Dra.ª Nair Portela Silva Coutinho, da professora Dra.ª Vilma Moraes Huley, pertencente ao Departamento de Ciências Contábeis e Administração, da professora Drª Lucyléa Gonçalves França, coordenadora Pedagógica e da Coordenadora Geral do Curso, professora Drª. Rosângela Guimarães Rosa.
O Curso de Especialização em Cidadania, Direitos Humanos e Gestão da Segurança Pública é uma iniciativa da Universidade Federal do Maranhão – UFMA em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública/SENASP/MJ, destinado a profissionais do Sistema de Segurança Pública e comunidade. 
O quadro de docentes é formado por professores Doutores e pesquisadores na área de segurança pública da UFMA, da Universidade Federal do Pará (UFPA) e da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Minas Gerais. O Plano Pedagógico está alinhado à Rede Nacional de Altos Estudos em Segurança Pública (Renaesp), objetivando desenvolver pesquisas e publicações que possam contribuir para a qualificação de políticas públicas, bem como serem convertidas em projetos de intervenção nas instituições policiais.
Contemplando 370 horas presenciais, a especialização oferece 50 vagas (40 para policiais e 10 para a comunidade), e tem como objetivo capacitar profissionais do Sistema de Segurança Pública e comunidade para atuarem na área da segurança pública, fomentando a pesquisa na área da gestão pública com ênfase na cidadania, direitos humanos e na gestão da segurança pública.
“O imperioso processo de transformação pelo qual atravessa o mundo demanda profundas mudanças nos paradigmas e no comportamento dos profissionais e nas instituições públicas. Neste sentido, a Segurança Pública realinha sua missão e seus valores na direção da garantia e proteção dos direitos das pessoas e dos seus profissionais, buscando capacita-los para o aprimoramento de suas ações no sentido dos interesses e das necessidades da população, bem como na humanização das duas instituições. 
A Especialização em Cidadania, Direitos Humanos e Gestão da Segurança Pública têm contribuído significativamente para a construção de conhecimentos científicos, o desenvolvimento de gestores e a construção de projetos de intervenção e aplicabilidade nas ações policiais voltadas à prevenção e proteção da sociedade, bem como dos direitos de todos. Com duas turmas realizadas, já formamos quase 100 profissionais no Estado do Maranhão, declarou a coordenadora geral do curso de especialização em Cidadania, Direitos Humanos e Gestão da Segurança Pública, Profª Drª. Rosângela Guimarães Rosa.
O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão se fez representado através dos seus profissionais, onde na ocasião receberam o grau de especialista na da área proposta no título do curso. Obtiveram o grau de especialista o major BM Patrício Daniel dos Passos Penha, o 1º tenente BM Marcos Wilbur Luiz Bittencourt, o 1º tenente Luiz Paulo Rodrigues, o sargento BM Emerson de Paula Coelho Pinto e o sargento Washington Luis Praseres Morais Júnior.
Para o 1º Ten. Bittencourt, a especialização proporcionou um aprimoramento muito importante para os profissionais do Corpo de Bombeiros “Sem dúvidas, o processo de aprendizagem desenvolvido durante o curso oportunizou crescimento de importância impar. A Legislação Militar Estadual exige aproveitamento positivo em tais cursos para consecução de promoções aos postos superiores, em face da clara necessidade de formação e aperfeiçoamento profissional”, afirmou o tenente.

De acordo com o 1º sargento BM Emerson, a integração de conhecimentos entre os profissionais aliada à abordagem da especialização contribuirá positivamente para a evolução do serviço colocado à disposição dos maranhenses, “a proposta tema do curso superou todas as expectativas, aprendemos muito com o compartilhamento de informações entre os diversos profissionais de segurança e as diversas áreas de conhecimento, do campo teórico ao campo prático, espelhando diretamente na qualificação dos nossos agentes e, sobretudo, quanto ao retorno na prestação em serviçob público de qualidade à sociedade”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gilberto agradece pela sua participação no Blog Voz da Raposa.